sábado, 12 de junho de 2010

Alho - adoro, mas dá trabalho... (alguns truques)

Eu sou meio de época, época de colocar alho em tudo quanto é comida que faço (e no caso é muuuuito), época da cebola, seguindo essa mesma linha...
Por exemplo: minha irmã e minha mãe brincavam que não era macarrão com cebola, era cebola com macarrão. rs
Mas outro dia notei que estava usando muito pouco alho e percebi que era por pura pressa de preparar a comida. E nem sempre dá tempo de parar tudo para descascar e espremer (ou picar) o alho.

Um dia resolvi usar o miniprocessador que minha mãe deu de presente e funcionou muuuuuito bem para picar/triturar sei lá o que ele faz. rs
Mas vamos combinar que para fazer isso com um dente de alho não rola, é mais coisa para lavar e por mais que seja mini, ele precisa ter um pouco mais de coisas para processar, né?

Claro que pensei em descascar tudo de uma vez e guardar na geladeira, já trituradinho, só que vi numa entrevista que o grande lance do alho é comê-lo de preferência cru e sem cortar, para manter melhor suas propriedades.
Eita, dá trabalho...

Em tempo: outro dia fui pegar os dentes de alho que estavam num pote de plástico tampado e eles estavam meio murchos. Mas o cheiro dentro do pote estava divino (para quem gosta de cheiro de alho, claro!).

Bem, depois de pesquisar um pouco sobre o alho, encontrei algumas dicas que acredito que serão úteis para mais pessoas, e deixo aqui algumas sugestões de como usar o alho e ainda assim facilitar a vida.
Espero que gostem :)

Esses utensílios prometem descascar o alho (tubo de borracha que está na mão) e triturar, o nome é Mister Garlic. Encontrei no Amazon por $ 10,98. Se alguém souber onde vende por aqui e se funciona avisa, tá? :)

EU FAÇO! Agora uma dica para quem quer ter um pouco menos de trabalho: pode descascar todo o alho de uma vez só e depois colocá-lo num pote de vidro com óleo e ir tirando os dentes conforme for precisando. Esse óleo poderá ser usado no preparo das comidas em geral.

Seguem mais dicas (editadas) que encontrei no site da UNIRIO:


    Como Comprar: as cabeças de alho devem ser redondas, formes e cheias, e com a parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos. Evite comprar cabeças de alho cujo dentes estejam soltos, moles e murchos.

    Como armazenar: 
- em lugar fresco, seco e levemente arejado. Se for mantido em lugares úmidos e quentes, vai mofar rapidamente e murchar. 
- cabeça de alho inteira é colocá-la num recipiente de cerâmica com orifícios para a ventilação. 
Desde que tomados os devidos cuidados na compra, é possível armazená-lo por até 1 mês. Se as condições do ambiente forem adequadas pode chegar até 2 meses. 
- esmagar o alho e colocá-lo num vidro bem limpo e seco na geladeira. 
- descascados e guardados com óleo num vidro na geladeira ou congelado. 

Nunca consuma alho guardado em óleo fora da geladeira, pois em temperatura ambiente ele pode desenvolver bactérias nocivas à saúde, sendo uma grande fonte para o botulismo. Outra forma para armazená-lo seria picá-lo ou triturá-lo e secá-lo. 

Alho já picado industrializado costuma ter sabor muuuito fraco. Não sou fã.

Descascar: 
- dê uma leve pancada com a parte achatada da faca sobre o alho, assim a sua casca sai mais facilmente. 
- grande quantidade: cubra os dentes com um pano de prato e de pancadinhas com uma panela pesada. 
- cortar as pontas dos dentes e descacar um por um. (é o que faço normalmente)

As vezes é necessário manter intacta a forma do alho, para isso existe um descascador de alho. 

Existem pessoas que aquecem o alho no microondas por um minuto, sua casca sai facilmente, mas o alho perde um pouco do seu sabor. (fiz isso e ficaram murchos e sem graça, acho melhor testar com menos tempo)

Deixar os dentes de molho na água, também ajuda a retirar a sua casa e em certas religiões, como no candomblé, o alho só pode ser descascado assim.

O corte e o sabor: dente inteiro deixa um sabor mais suave. Fatiado ou picado o seu sabor fica mais presente e amassado fica mais forte, devido a liberação da alicina.
    
Como utilizar: O aroma do alho é um dos mais exitantes da cozinha, mas se for cozinhado de forma errada, pode estragar um prato. 

erro mais comum é cozinhar o alho em fogo alto, pois ele queima rapidamente e seu gosto torna-se amargo. Quando for sautear, fritar ou refogar o alho, deve se tomar sempre bastante cuidado para o alho não queimar.

- fervura: preserva a sua forma e o sabor fica mais delicado. Não é necessário tirar a casca, ela sairá facilmente e se quiser fazer um purê de alho é só continuar o cozimento até que os dentes estejam bem macios para serem amassados.

- assar: potencializa sabor e aroma e dá cor de caramelo (forma mais utilizada para fazer bruschettas). Também pode assar com aguá, assim ele será cozinhado ao mesmo tempo e terá um resultado com sabor mais ameno.

- grelhar: os dois lados do dente, virando quando um dos lados estiver marrom. Usar como se fosse assado, mas o sabor fica mais marcante.

- para fazer a Vinha D’alho: mais conhecida como marinada e que tem a finalidade de conservar e dar gosto especial a certos tipos de carne.

SEU ODOR: "ofende" só a quem não come e fica perto de quem come...  A melhor solução seria oferecer alho às pessoas a sua volta, assim ninguém notará o cheiro.Portanto, para os que gostam de comer alho e cozinhar com alho, sugerimos alguns truques:
- mastigar salsa ou qualquer espécie verde que contenha muita clorofila para manter o hálito fresco
- os árabes usavam mastigar grãos de coentro como recurso contra o hálito forte do alho
- beber um copo de leite ou de vinho também dá bons resultados
- esfregar bem as mãos com sal e limão e lavá-las em água fria, tira o cheiro forte das mãos de quem está cozinhando 
esfregar as mãos nas costas de uma colher de metal também adianta. Há um "sabonete" de metal que também tira o cheiro.

2 comentários:

  1. A minha dica é esfregar pó de café nas mãos; Depois você lava com sabão, passa um daqueles cremes para mãos e pronto! O odor se foi!

    ResponderExcluir
  2. Ihhh essa dica para mim não funcionaria porque não suporto café. kkk Neste caso prefiro o cheiro do alho mesmo.

    Mas muito legal, com certeza outras pessoas irão aproveitá-la.

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails