quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cirurgia de Desvio de Septo e Sinusite: os 15 dias seguintes

Ontem completou 2 semanas que fiz a cirurgia (9/11) e estou me sentindo muito bem, mas com alguns detalhes que ainda não me deixam esquecê-la.

essa foi a minha cirurgia


O que sinto hoje:

- o nariz ainda está dolorido por fora, mas não incomoda se bater de repente na parte do osso, só que dar um beijinho encostando o nariz não é nada confortável).
Com uma semana, quando meu marido me deu um estalinho encostando no meu nariz senti as lágrimas surgirem nos meus olhos e escorrerem animadamente por meu rosto enquanto eu morri de dor e ele de culpa. rs

- por dentro o nariz ainda está dolorido e seco. Uso agora mais a pomada Nebacetin do que o soro (meu melhor amigo até semana passada). Essa pomada o médico me deu quando fui lá na quinta-feira passada (17/11). Infelizmente não me deu antes, porque ela ajuda muito. Tinha lido na internet gente que a usava depois da cirurgia, mas preferi não arriscar porque ele não a tinha receitado. Aff!


Como foram as DUAS últimas semanas:

Depoimento escrito dois dias depois da cirurgia, antes de ir ao médico:


Acabei de tomar um banho agora e no rosto só água fria, mas na hora de passar sabonete e a mão senti ainda dolorido o nariz. 
Estou colocando muito soro porque li na internet que é muito bom. O médico falou para colocar também e acho que ajuda a não sentir repuxar internamente, tipo quando começa a secar um machucado. 
Na internet teve gente dizendo que usou muito cotonete porque não pode assoar o nariz, como estou colocando muito soro, acaba que dá uma boa umidificada e o cotonete acaba sendo útil mesmo para tirar o excesso. Ontem mais que hoje, vez ou outra cuspi com um pouco de sangue. Mas nada assustador. Acho que está limpando, né?

Está chato ficar em casa sozinha, sem poder fazer várias coisas, porque se abaixar a cabeça sente uma pressão bem desconfortável.
Mas de tudo que li acredito que a recuperação está sendo tranquila. Boa parte da tensão é psicológica mesmo. rs

Hoje o que mais está incomodando é o splint dentro do nariz. Estou sentindo meu nariz enorme, como se estivesse super-inchado, lembrando de alguma forma qd peguei tanto sol que fiquei um camarao com o rosto inchado. kkk
Meu nariz está com a pele repuxada por conta desses splints. Estou sonhando com a hora que ele vai tirar isso. Tem que ser hoje :))



Depoimento escrito dois dias depois da cirurgialogo depois de voltar do médico:


Hoje foi o Ó com muita letra maiúscula!!
Gosto dele mas não sei porque faz assim. Vejam só: 
quem faz cirurgia na quarta precisa voltar na sexta para tirar as paradinhas do nariz. Aí ele falou para eu chegar em torno das 14h. Cheguei 14:05h.
O consultório estava LOTADO (de precisar ficar em pé)!!!
Fui atendida mais de 1 h depois. 
Sei que ele operou 4 na quarta e hoje tinham pelo menos 2 pessoas que operaram também, porque estavam com o bigodinho de gaze (eu fui sem, rs).
Eu estava quase dormindo em pé, sem exagero. Meu olho estava sensível à claridade e fiquei de olho fechado em pé (devem ter me achado louca, mas realmente não estava bem). Durante a consulta estava meio lerda.
Aí ele tirou as coisas de dentro do nariz (capítulo à parte), eu saí e entreguei na recepção o papel com carteirinha e, como ele pediu para voltar na quinta perguntei se tinha horário (ouvi que ficam encaixando as pessoas que não marcaram, como eu, e essas sempre ficam para depois), aí descobri que ele não marca consulta nesses casos. Ou seja, lotação de novo na quinta.
Cheguei ao elevador e voltei com minha pressão despencando. Já estava me sentindo mal e a espera parecia o inferno (foi pior do que tirar as paradas do nariz). Cheguei na recepção pedindo ajuda e a menina foi falar com ele que me colocou na hora na cadeira de exame totalmente deitada. Fui melhorando enquanto ele atendia alguém. Depois falou para eu sentar em uma outra cadeira numa outra sala e só sair qd ele liberasse. Fui melhorando, bebi água, foi horrível. O médico achou graça e disse que é comum as pessoas terem queda de pressão quando tiram os splints. Não sei, mas acho que pode ter sido por 
conta do Celestamine que estava tomando (manhã e noite). Durante a consulta ele mudou e disse para eu tomar só à noite, até acabar. Falou que como sou muito alérgica o remédio me ajudou bastante na recuperação (comecei a tomar dois dias antes de 8 em 8 horas).


Ufa! rs



RELATO DIRETO SOBRE A CONSULTA E AS "COISAS" NO NARIZ
É enorme a parada que fica no nariz (tradução: os splints, rs). Impressionante mesmo, 
merecia ser fotografado. É o tipo de coisa que você não acredita que coube dentro do seu nariz. kkkk 

O médico tirou também outras coisas (talvez meus primeiros aliens, conforme relatou um companheiro de cirurgia em seu blog), mas disse para eu não ficar assustada. Com certeza isso tudo estava me deixando com muita dificuldade para respirar. 

Estava de boca aberta desde a cirurgia, com o lábio seco e colocando sempre muito soro no nariz, o que ajudava a criar coriza e causar mais entupimento.
O momento de tirar as paradas não é o pior dos mundos, porque a vontade delas saírem é muito maior. Dói mas é rápido, tipo injeção (tá, talvez um pouco mais para quem não tem medo de seringa, rs).
Nessa hora ele falou que estava acabando, e que esse é o momento em que as pessoas se arrependem de ter feito a cirurgia, mas que depois tudo é festa, porque já se consegue respirar melhor. #fato 
Estou de boca fechado respirando sem me sentir cansada precisando abri-la para pegar fôlego (como antes).
Mas meu nariz ainda está beeem dolorido (na parte das narinas) e parece que as coisas ainda estão por lá. É aquela sensação de quando você tira alguma coisa e ainda tem a impressão de que ela está ali. Sei lá, tipo um óculo no rosto (não sei se a comparação  foi boa, rs).
Enfim, ainda estou com sangue saindo pelo nariz, mas basicamente quando coloco soro para higienizar. Há sangue seco no nariz e deixar a região úmida é mais confortável. Basta um pedaço de papel higiênico, não precisa mais do bigodinho.

A dormência no céu da boca está diminuindo, bem como o desconforto nos dois dentes da frente. O dr. Sergio disse que aquelas paradas que ele tirou ficavam em cima do céu da boca e por isso o desconforto ao engolir (não senti nada ao engolir agora).

Ah, na barca morri de medo de alguém esbarrar no meu nariz. Ninguém nota que operei, o que às vezes pode não ser tão legal porque se tivesse na cara (literalmente) as pessoas  poderiam ficar mais cuidadosas. Sei lá. rs


Depoimento escrito quinze dias depois da cirurgia:

Na segunda vez que voltei ao médico (8 dias) após a cirurgia o consultório estava cheio, mas não lotado. Fiquei sentada por pouco mais de uma hora lendo um livro que levei. Mas para lê-lo era preciso segurá-lo quase na altura do rosto, porque ficar com a cabeça abaixada ainda incomodava bem.
Nessa consulta o médico fez nova limpeza e aproveitei para levar uma listinha de perguntas.
Respostas: 
- posso assoar o nariz devagar e no banho de preferência;
- sentir pressão ao baixar a cabeça é comum e aos poucos irá diminuir, assim como a sensação de dormência no céu da boca, bem atrás dos dois dentes da frente;
- perguntei por remédio para alergia, mas ele disse para não me preocupar porque o inverno na Espanha não é úmido e não terei crise de rinite. Tomara!
Respiração pela boca x pelo nariz
Aos poucos vou conseguindo respirar APENAS pelo nariz, mas ontem, por exemplo, notei que em casa estava respirando bem, mas quando saí e andei de forma acelerada, precisar abrir a boca para que entrasse mais ar. Ainda oscilo no modo de respirar, mas isso não me aflige, já que estava acostumada a respirar pela boca.
Remédio
Não precisei tomar nenhum remédio para dor. Apenas continuei com o Celestamine à noite até terminar (no caso hoje, já que um dia ou outro esqueci de tomá-lo).
Volta às atividades
Não acho que seja impossível operar na quarta e trabalhar na segunda-feira seguinte, mas dependerá muito das atividades, porque algumas domésticas, por exemplo, demorei uns 10 dias para conseguir fazer. Não tinha como aspirar ou passar vassoura. Fazer a cama também estava desconfortável nos primeiros dias. Isso tudo por conta da pressão ao baixar a cabeça. Fiz um bolo uma semana depois e pedi para meu marido tirar a forma do forno por conta do calor.
O banho quente e relaxante só fui tomar uns 10 dias depois, depois da segunda consulta quando o médico liberou, mas com parcimônia.
Senti cansaço nesses 10 dias seguintes. Saía e dava vontade de sentar. Na verdade só saí para ir ao médico, ao restaurante e ao mercado (nesse caso não demorei porque fui com o Fernando).
Ontem e hoje saí como antes, andando bastante e respirando pelo boca quando necessário. Mas pelo menos não me senti cansada.

272 comentários:

  1. Robertinha,

    Esta fase vai passar e logo logo você estará 100%.

    Um beijo e melhoras

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer no dia 21/05/2012, e agora esta batendo o nervoso. Espero que saia tudo bem

    ResponderExcluir
  3. Fiz essa cirurgia 02 vezes, operei dia 23/ 09/ 2012 e até hoje estou me sentindo cansada. Muitas pessoas acham que é frescura o fato de abaixar a cabeça, mas lendo o seu blog fico feliz em vê que outras pessoas tiveram a mesma sensação. Pena que as pessoas não compreendem que devemos ficar em repouso. Cuspi muito sangue e sentia como se meu nariz tivesse um peso de um tijolo de ferro. Fiz turbinectonomia e septoplastia. A fase mais ruim é ficar uns 03 dias com o tal " tampão " no nariz, pq vc fica com a garganta cheia de sangue e se vc respira pela boca e acontece do sangue sufocar vc as vezes e também nas primeiras semanas vc sente dor ao comer e ter que abrir a boca.....E medo de ficar perto de pessoas que gesticulam .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc disse que operou duas vezes. Quando foram as vezes?

      Excluir
    2. Que pena minha amiga sua cirurgia foi um tanto complicada a recuperação. Fiz a mesma cirurgia porém não tive uma recuperação como a sua..não vi muito sangue. na verdade só vi sangue no primeiro e segundo dia msm, nos demais só tinha um catarro transparente...eu tomei como analgésico PARACETAMOL e TRAMAL ( pois sentia mtas dores na face e maxiliar talz)

      Excluir
  4. Farei esta cirurgia no dia 27 set 12, mas estou sentindo terror e pânico ao ler as msg acima. Vou dormir, mas amanha decido se prossigo ou nao com a cirurgia. Estava tranqüila, mas agora....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ola antonio fiz a cirurgia 23/10/12,e ainda estou me recuperando te digo va em frente faça a cirurgia é super tranquilo, os primeiros dias tem alguns encomodos mais é tudo toleravel.um abraço

      Excluir
    3. antonio aqui é o vanderlei pode me dizer quantos dias demorou pra destrancar o nariz pois fiz a cirurgia dia 8 de 2 de 2013 e ainda nao destrancou

      Excluir
  5. faz 02 dias q fiz essa cirurgia e, nossa, como é ruim a recuperacao.. parece que nao vai curar mas é so questao de paciencia. nossa, a experiencia que ela escreveu me ajudou mto, a ter calma pois sou mto impaciente.. abracos

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu fui operada ontem. Para alem da septoplastia também retirei as amigdalas.
    Posso dizer que ate agora não tive dores nenhumas (mesmo) apenas o incomodo de ter de respirar pela boca, ter o nariz tapado e dificuldade em falar.
    Ainda não fez 24h mas creio que esta a correr muito bem, pensei que fosse pior.
    Vou dando notícias!

    ResponderExcluir
  7. Vou Fazer a minha dia 09.10 realmente to com muito medo porem tenho necessidade de fazer!!

    ResponderExcluir
  8. alguem sabe me informar quanto custa uma cirurgia de desvio de septico ,nao tenho plano de saude e preciso faze la o mais rapido possivel,desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi perguntei para meu medico ,quanto ficaria a cirurgia de desvio septico no particular,ele me informou que tudo ficara mais ou menos 7 mil.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Não custa tão caro assim! Para mim, que tenho plano de saúde, mas que além da septoplastia e turbinectomia fiz a parte estética custou pouco mais de R$ 4.500,00, incluindo a anestesia e internação particulares. Além disso, a septoplastia e turbinectomia são procedimentos cobertos pelo SUS. Encontrei vários relatos de pessoas que conseguiram fazer a cirurgia sem pagar nada.

      Excluir
  10. Gostaria de saber daqueles que fizeram septoplastia e sentiram dormência na gengiva superior, depois de quanto tempo essa sensação começou a melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como eu disse no meu comentário abaixo estou sentindo no céu da boca... espero que melhore logo. Vc está melhor???

      Excluir
    2. Estou no 4º dia pós-cirúrgico e já sinto os dentes da frente e o céu da boca, a dormência está passando.

      Excluir
  11. Eu fiz essa cirurgia e no dia posterior tive uma hemorragia...foi terrivel, pensei q fosse morrer...um lado meu nariz tá tapado de sangue duro e nao consigo tirar e na verdade to morrendo de medo de tirar e ter outro sangramento, meu nariz ainda tá com uma placa...enfim, espero nunca mais fazer essa cirurgia

    ResponderExcluir
  12. mas não fiquem com medo de fazer, toda cirurgia tem seus riscos...nao é todo mundo q passa por hemorragias...é só se cuidar no pós operatório, aguentar alguns incomodos e dps fica tudo bem e valerá todo o esforço, bjos e sorte a todos.

    ResponderExcluir
  13. olá eu fiz a cirurgia dia 27/10/2012, foi uma sensação horrivel ao acordar da anestecia , a recuperação é lenta , e tenho muita dormencia dom lado direito da cara , alguem sentiu dormencia , na bochecha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não senti dormência, porem muitas dores na face, fundos dos olhos, ouvido, maxilar e fundo da linguá ate para beber água... mas com analgésicos a cada 6 horas isso foi passando. Hoje estou no 4º dia e já n sinto praticamente dor nenhuma....Melhoras

      Excluir
  14. Oi fiz esta cirurgia dia 25 de outubro de 2012, graças a Deus não precisou colocar o famoso tampâo... Estou com uma sensação estranha no céu da boca e os dentes de cima tipo uma pequena dormência, não consigo respirar pelo nariz nem 20% ainda.... acordo de manhã com a boca e a garganta super seca parecendo um o deserto. Fico em casa mas alguns dias ... tá dureza.. fazer o que? ter paciência, já que vou ao médico na quinta próxima. beijo a todos

    ResponderExcluir
  15. Fiz a cirurgia dia 5/11 e fui hoje dia 9/11 retirar as famosas talas de dentro do nariz, mas mesmo assim continua tapado e o médico me disse para continuar lavando com soro, será que mesmo sem poder assoar o nariz ele vai desentupir somente com o soro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de quanto tempo conseguiu respirar?

      Excluir
  16. Pessoal, fiz a cirurgia ontem 14/11/12 de desvio de séptico.
    A cirurgia é tranqüila, nem vi pois me colocaram pra dormir.
    Fui liberado no mesmo dia.
    Após a cirurgia, nariz fica saindo poucas quantidades de sangue.
    Vc terá que andar com uma toalha, pois sai sangue direto. Mas poucas quantidades, mas nada fora do normal.
    O nariz fica entupido, muito ruim essa sensação principalmente para comer e dormir. Não sei exatamente como lavar com o soro que eles indicam, mas se puxar para a garganta, vai sentir vontade de vomitar na hora. Fiz isso ontem.
    Hoje 15/11/12 , um dia após a cirurgia, acordei com a boca
    muito seca e com o nariz saindo sangue aos poucos. É muito desconfortável, mãe respirar e não sentir o gosto da comida. Vou deixando Vcs informados. Mas como li aqui mesmo. O processo é normal. Vou postando os meus acontecimentos . Ass. Gustavo

    ResponderExcluir
  17. Obs . O médico disse para eu voltar no dia 23/11/12 para olhar como está o meu nariz.Ass Gustavo

    ResponderExcluir
  18. Fiz esta cirurgia a pouco mais de um mês,só desvio de septo,é muito simples,a recuperação que foi bastante complicada por causa do sangramento,tive que usar o tampão duas vezes e respirar pela boca.Até hoje sinto uma sensação esquisita tipo um peso em cima do nariz e ainda está dolorido.Mas a respiração ficou bem melhor.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, só uma correção. Mencionei o nome da cirurgia errado, é desvio de SEPTO e não septico.
    Hoje estou no terceiro dia (16/11/12) após a cirurgia. Graças aos remédios receitados como amoxicilina 850mg e Prelone 5mg, hoje quando acordei tive alguns minutos com o lado que fiz a cirurgia no nariz desentupido. Mas passados alguns minutos, entupiu novamente. A minha secreção que era somente de sangue e com frequência, passou a ser com menos sangue misturado com soro fisiológico e pouquinho pus, e pouca frequência. Tomei os 02 remédios novamente as 12hs e 02 horas depois eu tive mais 30 minutos de nariz desentupido, e depois entupiu novamente. A tendência agora é que o desentupimento dure cada vez mais até ficar sempre desentupido. O que está me incomodando mesmo é ter que jogar soro 4 vezes ao dia que incomoda muito as vezes dando ânsia de vômito, como também ficar com o nariz entupido. No mais eu estou bem, amanhã eu conto como está sendo o quarto dia após a cirurgia.
    Dica: Sempre aplica o soro antes de comer algo para evitar que você vomite o que comeu.
    Até amanhã. Abraços.
    Ass: Gustavo

    ResponderExcluir
  20. Obs.: Não compre remédio sem recomendação médica.
    Esses que mencionei foram só para tirar uma base do que estou tomando com receita médica.
    Ass: Gustavo

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal. olha eu aqui mais uma vez.
    bom, hoje estou no quarto dia após a cirurgia.
    ontem foi um custo para dormir pq meu nariz estava escorrendo direto e ao mesmo tempo eu estava com a ponta das narinas feridas de tanto limpar com toalha. não façam isso, pois fere mesmo, use uma gase fazendo um bigode mas não limpe com a toalha. hoje eu acordei bem melhor com as 2 narinas 50% desintupidas, foi um alívio pois estava esperando tanto este momento para poder sentir o gosto dos alimentos, fora o alívio de respirar um pouco, enfim, parece que estou melhorando a cada dia. o que mais me incomoda hoje de fato é o ferimento nas narinas e o escorrimento de vez em quando, mas o resto está sendo boa a minha recuperação. amanhã posto mais. abraços.
    Ass . gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gustavo diga alguma cisa pra mim se fes no sus eu moro em sc si pagou me dis o preço eu estou na fila do sus mas não aguento mais ok amigo me dis com voce esta um abraçoxau

      Excluir
  22. pessoal. esse horário que estou postando. uma de minhas narinas está intupida e a outra está descongestionada. espero ter uma noite tranqüila. até. as . gustavo

    ResponderExcluir
  23. pessoal, estou no quinto dia da cirurgia.
    ontem Dormi muito bem, e hoje acordei com as 2 narinas desintupidas parcialmente. até agora, tive uns 4 escorrimentos pequenos de pouco sangue com soro e pus eu acho. agora de fato estou sentindo melhora tanto para respirar quanto para comer e tal. agora estou com uma larina intupida, mas se de ter 1 livre já ajuda bastante. vou ao médico dia 23/11 e imagino que até lá estarei bem melhor. não vou trabalhar esses dias pq é arriscado a secreção aumentar como também ter infecção. mas vou trabalhar de casa para ajudar em algo. abraços a todos . Ass gustavo

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal.. tenho sinusite a muito tempo, fico com muita dor de cabeça e falo pelo nariz, quando muda o tempo
    Gostaria de fazer essa cirurgia a tempos atrás. Quem acha que vale realmente a pena ? Ou quando seria um caso extremo?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gabriela querida eu tb estou num dilema, tenho muito medo de fazer , pois sabe dpq tenho medo é de morrer sabia? deixa de perguntr ? vc tem halitose? minha maior vontade de fazer essa cirurgia é de mim livrar dela q é um constrangimento sem falar no mal cheiro do nariz q sinto. me disseram q ´pe por conta da sinusite. mas acho q vale apena .me responda . beijo

      Excluir
  25. se eu fosse vc, eu conversaria com o médico especialista tipo clínica de otorrino, o famoso otorrinolaringologista. tem que ser o especialista em. se ele disser pra vc que melhora bastante, vc faz que é tranqüila a cirurgia, pois ninguém merece ficar sentindo dor por causa de sinuzite. caso contrário, não faça. Ass gustavo

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal.
    hoje quinto dia após a cirurgia e sexto dia contando com o dia da cirurgia, estou me sentindo melhor, menas secreção, menos incômodo, neste exato momento com as 2 narinas desintupidas, estava passando soro 3 vezes por dia, devido a diminuição da secreção, estou passando 2 vezes agora. Está tranquila a recuperação agora. mas é muito importante ficar em repouso e não trabalhar, pois assim evita aumentar a secreção como também a recuperação. estou cada vez me sentindo melhor, ah não consigo rir direito pois meu lábio superior está um pouco inchado, e quando vou rir dói o nariz. enfim, estou o recuperando bem. abraços.
    Ass gustavo

    ResponderExcluir
  27. pessoal. hoje, 6 dias após a cirurgia, tive apenas 1 escorrimento, minhas narinas estão desintupidas, lógico, estou com o nariz dolorido, lábio de cima da boca dormente, mas estou muito bem. Ass. gustavo

    ResponderExcluir
  28. olha eu novamente. 7 dias após a cirurgia de septo, tomei o último remédio hoje, não estou tendo mais secreções, e as narinas estão desintupidas. estou me sentindo muito bem. sexta eu retorno ao médico . vamos ver. abraços . gustavo

    ResponderExcluir
  29. pessoal. hoje completa 9 dias.
    meu retorno no médico é hoje.
    vamos ver o que vai acontecer.
    estou muito bem.
    até . gustavo marques

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, fiz a cirugia de desvio septo e sinusite dia 12/11/2012 hoje ja está bem melhor os primeiros sete dias incomoda um pouco, mas quando retirei aquelas placas do nariz (queria saber como um negocio daquele tamanho cabe la dentro, rsrs) aliviou bastante, estou na segunda semana sinto um nariz um pouco dolorido mas o médico disse que é normal, um conselho para quem tem de fazer a cirugia, faça enquanto está novo pois a medida que o tempo vai passando fica pior. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc considera como novo? Com que idade fez?

      Excluir
  31. pessoal!fui no retorno ao médico dia 23/11, 9 dias após a cirurgia, não tirou nada de dentro do meu nariz, achei que tinha alguma coisa lá conforme os comentários do pessoal acima. tinha somente pontos, de um lado ele removeu o ponto, e do lado que estava o desvio ele não tirou pois está muito fixo ainda. ele chuchou um pedaço de algodão com um líquido que segundo ele era para limpar o ferimento, gente além de dar uma gastura danada, esse líquido é capaz de fazer vc chorar como se estivesse mexendo com cebola. Kkkkk mas foi tudo tranquilo. ele viu que estava normal, ele disse para eu continuar limpando com soro até o meu próximo retorno, que será 2 meses após o dia 23/11. disse também que esse é o tempo total para eu ficar realmente bom.
    RESUMO, tenho 30 anos, fiz uma cirurgia de desvio de septo a 13 dias, é super tranquilo a cirurgia, vc não vê nada pois fazem vc dormir, nos 3 primeiros dias vc sente muito incômodo com alguns escorrimentos de sangue e o nariz fica completamente entupido, após 3 dias da cirurgia, alguma das narinas começa a desintupir dando um pouco de alívio, daí em diante, só vai desintupindo cada vez mais até ficar com o nariz totalmente desintupido.
    muito bom, adorei a cirurgia, hoje me sinto bem, e vejo que valeu a pena além de deixar meu nariz mais bonito. Kkkk abraços
    Ass gustavo marques

    ResponderExcluir
  32. eu fiz exames e vou ter que fazer a cirugia,ancioso pra poder respirar melhor ,mas nervoso com a cirurgia.

    ResponderExcluir
  33. Vou postar aqui em retribuição, na tentativa de ajudar quem fez ou quer fazer a cirurgia para desobstrução nasal. Teu blog me trouxe bastante informações úteis durante o "antes e depois" da minha cirurgia. Parabéns!!

    Fiz Septoplastia, Turbinoplastia, Etmoidectomia e mais um outro procedimento que não lembro agora. A cirurgia foi dia 12/11/12. Tomei uma anestesia geral às 7h30 no centro cirúrgico, apaguei durante umas 3hs. Acordei na sala de recuperação. Fui pro quarto com aquele bigodinho de gaze, mas com pouco sangramento. Detalhe: Respirando pelo nariz. O médico colocou uns splints no meu nariz tipo “borboleta”, e a técnica utilizada foi cauterização à laser, por isso não precisei colocar tampão. Aluguei um equipamento pra isso (laser), que não era coberto pelo plano de saúde.
    No quarto, trouxeram gelatina, suco de goiaba e mais umas coisas líquidas, sempre gelado. Fiquei tomando soro até umas 5 da tarde e troquei a gaze algumas vezes. Depois fui pra casa. Na hora de ir embora, (fui andando), sangrou um pouquinho mais, mas logo parou. Continuei respirando pelo nariz. O médico falou que dentro de uns dois dias iria entupir. Falou pra eu lavar bastante com soro, sem assoar o nariz e sem fungar. Fiz tudo o que ele falou, e lavei direto, com bastante soro. Coloquei gelo nos primeiros dias. Pra minha alegria, meu nariz não entupiu nenhuma vez depois da cirurgia, e fiquei respirando normalmente. Tomei antibioticos por uma semana, juntamente com decadron (umas 3x por dia) e fiquei passando uma pomada na entrada das narinas até a retirada dos splints. A primeira semana decorreu tranquila. Fiquei em casa direto, sem trabalhar.
    Fiquei sem sentir NADA de gosto e cheiro durante uns 5 dias. Podia até pegar fogo na casa que eu não sentiria o cheiro de queimado. A parte que eu considero pior foi a segunda semana, porque o médico marcou meu primeiro retorno pra 15 dias depois da cirurgia. Os splints forçavam muito o meu nariz pra fora (alargando) e incomodou bastante durante a segunda semana, mas em compensação, fiquei respirando sem nenhum entupimento durante todo esse tempo. Não via a hora de tirar aqueles negócios de dentro do nariz.
    Durante as limpezas sairam uns aliens esquisitos, e o que eu conseguia tirar eu tirava, com cotonete, com pinça, mas com cuidado pra não machucar pq ainda tava muito dolorido. Na hora de tirar os splints no consultorio foi punk. Deu uma abaixada na pressão e parecia que tava nascendo alguma coisa pelo meu nariz. Foi ruim, mas aquilo tinha que sair dali de dentro de qualquer jeito, já que eu não aguentava mais. Se o médico me dissesse que eu teria que estar no consultório dele às 3 da manhã, com certeza eu estaria lá. Junto com os splints sairam tb algumas cascas, mas nem cheguei a ver. Hoje já faz uns 20 dias da cirurgia e posso dizer que está tudo bem tranquilo. Meu nariz não entupiu nenhuma vez. O médico me disse que apareceria cheiro de chulé no nariz, mas até agora nada. Estou sentindo cheiro e gosto, tudo normal. Nenhum cheiro de podre, chulé nem nada. Numa das limpezas dessa semana comecei a ter a sensação de catarro no nariz. Funguei algumas vezes e cuspi uma gosma gigante de sangue coagulado. Feio mesmo, mas melhorou ainda mais a minha respiração depois disso. Enfim, até agora tá tudo certo. 20 dias depois da cirurgia e não tive quase nenhum dos problemas que o pessoal relatou aqui. A única coisa que incomodou realmente foi a segunda semana com os splints. De resto, tudo tranquilo. A cirurgia foi feita em Florianopolis e estou respirando bem melhor do que antes. Foi F#d@, mas valeu a pena!
    Espero ter ajudado quem está em busca de informações!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel me dis tua idade pois eu tenho 53 anos e to com medo de faser a cirugia estou sofrendo muinto com o nariz entupido não sinto cheiro nem um sai até sangue quando assou o nariz pois ta sempre entupido obrigado me escreva ok.

      Excluir
  34. to com medo..vou fazer cirurgia dia 14/12
    to com medo principalmente do pós operatório...vai ser tenso..

    ResponderExcluir
  35. Oi pessoal, fiz essa cirurgia ontem dia 11/12/12 Hoje pela manhã sai do hospital. O que tá me incomodando é o entupimento do nariz. E uma vontade de espirrar, já tive que conter umas duas vezes. Fica escorrendo uma secreção sanguinolenta. Fora isso to usando o decadron nasal e vou voltar no médico sexta-feira. Espero que no natal já esteja recuperada. Me arrependo de não ter feito a cirugia antes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Olá tenho 15 anos e tenho desvio de cartilagem(septo), breve farei mas lendo assim pensso se vale a pena ou não, quais as vantagens e desvantagens?

    ResponderExcluir
  37. Ta com dois mes que fiz essa cirurgia e estou sentindo ainda cançaso e dor na cabeça e o muco nâo saia pelo nariz e sim pela boca alquem de vc sentiu issso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite pessoal mim de uma resposta....to no 11 dias que operei era pra ser desvio de cepto e sinusite so que o médico falou que não ia precisar fazer sinusite fez só desvio ...só que até hoje ainda dói muita minha cabeça é normal.......

      Excluir
  38. Fiz cirurgia de sépto(12/12/12), o médico de disse que tirou bastante carne esponjosa. Aproveitei e mandei fazer cirurgia plástica do nariz.Hoje faz 11 dias e ainda estou com o nariz muito muito muito entupido. Já tiraram os splints e mesmo assim continua tudo fechado não conseguindo respirar pelo nariz. É uma situação muito incomoda.Fico pensando que houve um procedimento errado na cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa tarde, gostaria de saber quanto custou sua cirurgia com a plástica inclusa. Agradeço desde já.

      Excluir
  39. ola tenho 53 anos estou passando muinto mau com o nariz entupido o otorrino fes todos teste e provou que tenho uma carne esponjoza no nariz estou na fila do sus ja que não posso pagar um plano de saude que ria saber de voces si alguem fes pelo sus ass: jose

    ResponderExcluir
  40. ola amigo ou amiga que esta como anonimo me dis como foi sua cirugia se ruim como a pessoa passa e si foi pelo sus e se posivel me dis sua idade ja que eu to com 52 anos mas tenho medo só que tambem não aguento mais meu nariz neta situação usando souro intupido direto boca ceca de respirar pela boca e me dis com você esta ja nestes dias de operação si ja si sente melhor ok um abraço

    ResponderExcluir
  41. Pode fazer amigo, no começo incomoda um pouco mas depois é só alegria.
    É UMA CIRURGIA SIMPLES.
    Vai na fé, eu fiz e postei dia a dia após a cirurgia, é só conferir acima.
    Abraços
    gustavo marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo beber bastante agua diariamente. Se não bebo, dor nas costas. Tive uma vez microcálculos renais. (início de pedra nos rins). Fiquei sabendo que ficam 8 horas de jejum, até sem beber agua antes da cirurgia. Vc sentiu sede antes da cirurgia? Vc sentiu dor nos rins logo após(por ficar tanto tempo sem beber água).

      Excluir
  42. Passei aqui só para agradecer os depoimentos...não tenho muito mais a acrescentar... estou no segundo dia após a cirurgia. Sangra pouco. Mas vou melhorando... Boa sorte a todos...
    Lauro Shida

    ResponderExcluir
  43. Estou no sétimo dia pós cirurgia. Fui tirar s splints do nariz. Foi rápido e nojento....kkkkk. Não respirava pelo lado esquerdo antes da cirurgia. Agora tenho uns 40%. Segundo o médico, irá melhorar com o tempo. Só o tempo dirá se ele estava certo ou se a cirurgia não foi tão bem sucedida.
    Após a retirada dos splints, a dor praticamente some.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lauro me dis pra mim qual é sua idade eu tenho 52 anos ja comentei acima estou sofrendo muinto com o nariz entupido e si tu fes pelo sus eu estou na fila de espera me di algo estou preocupado .obrigado

      Excluir
  44. VOU FAZER A CIRURGIA DAQUI 6 DIAS, E FOI BOM LER SOBRE O ASSUNTO

    ResponderExcluir
  45. Olá estou no sexto dia pós a cirurgia e vou tirar os splints amanhã, até agora ñ tive problema nenhum e nem dor alguma, ocorreu tudo bem, fiquei até o terceiro dia com o rosto bastante inchado e nariz sangrando mas sem dor,a única coisa q me incomoda é a sensação de dormência dos dentes da frente, meu nariz ñ entupiu e o médico me disse q mexeu mais do que achava, mandou eu usar soro a vontade , que quanto mais lavar com o soro melhor é a cicatrização.

    Até agora ta td ótimo, quem for fazer não precisa ter medo.

    ResponderExcluir
  46. VOU FAZER A CIRURGIA NA PROXIMA SEXTA.. CONSEGUI PELO SUS MESMO...MAS ESTOU A QUASE UM ANO NA FILA. A SECRETARIA DE SAUDE LIBERA RAPIDO, MAS OS HOSPITAIS FAZEM MUITA HORA, GREVE, FERIAS DE MEDICOS, ENFIM...
    MAS ESTOU COM MEDO DE NAO ME OPERAREM POIS EM MEUS EXAMES MEU COLESTEROL E TRIGLICERES ESTA ALTO...
    VOU NA FE E NA CORAGEM...ESPERO TER UMA BOA RECUPERACAO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu blog ajudou mto no meu pos operatorio...estou limpando como vc citou. hj faz 5 dias q operei...acho q irei me recuperar logo!!!

      Excluir
  47. Olá. Fiz a cirurgia septoplastia, turbinoplastia e rinoplastia no dia 22/01/13 e hoje estou no terceiro dia de pós operatório. Sobre a septoplastia e a turbinoplastia estou totalmente congestionada por causa do inchaço, do splint e das crostas. Acrescentado a isso os meus olhos e nariz aos poucos estão desinchando e as olheiras roxas ja caminhando para a cor esverdeada (estes últimos por causa da rinoplastia (plástica do nariz).Só respiro pela boca e isso incomoda um pouco mesmo. No dia da cirurgia tive um problema com sangramento que me assustou demais, mas foi controlado. Hoje ainda sangra um pouco e reveso o uso do bigodinho de gase com limpeza com cotonete. Estou usando o soro para limpar mas sinto que ele anda servindo mesmo para faormar mais crostas, mas acho que isso deve ser bom, né? Volto à médica uma semana depois da cirurgia, ou seja, dia 29/01/13.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. medis si tu fes pelo sus eu estou na fila do sus eu tenho 52 anos si possivel me dis tua idade eu estou com medo por ja ter 52 anos mas sofro muinto com o nariz entupido respirando pela boca receca todo boca obrigada.

      Excluir
    2. ola,eu fez mejma sirurjia.depois de 5 semanas,fez um «movimento de músculos delabio de sima«fez um surisi,falei com uma criança,para el não surar.,i sentii ,com uma forsa «orivel«empurou os musculo de lábio,in diresao de bico de narz,i empuro bico de narij em sima.na outra dia sentii dor fort,foi para madico na consulta,i contei tudo.dotora diz ,«tudo esta bem«,passaram 2 dias,i foi para urjensia,medica deserviso diz«problema e de oso de naris,el provoca dor«vai para tua medica ,eu não vou «limpar «merda«(peso desculpa,de palavra),e palavra de medic de serv.,de dotora coal fez operasau.,vai para ela.
      secunda feira foi outra vez,para dotora i contei tudo,«ela viu dentru de nariz,i diz «não a problema«viu minia garganta,i deu reseita «anttibiotici,i comprim de dor,«vai «ara caza,«não e nada de urjensia«.em mejma dia aproveitei de consulta em hospital particular,onde dotor diz «ribentaram pontos,i partiram musculu«,toma «ananase«,i «ibuprofen de dor«.dentru de 1 semana vai ficar bem.paso 1 semana nau estou nada bem,labio de sima esta ensado i doi seu de boca i dentes,i lado direito de cara,pergunteu medico si«presiza outra operasao para por otros pontos para segurar os muskulos«,el diz«nao« presiza.Os músculos vai curarse sozinios«.estou muito assustada i desperada.nao sei coal medico «neurosirurjiao,ou maxilo fasial«,si elis imi pode ajudar..teniu medo de não entrar em dipresao.faz favor alguém pode-mi ajudar.agradeso imenso.Pois,ninguem de enfermeiros não contaram nada com vai decorer recuprasao,que eu poso fazer.agora já passaram 7 semanas depois de operasao como so líquidos,i não falo,ccada movimento imi produz mejma sensao«musculos estau com forsa subir«empurados,em sima«:nao confio em medico coal diz «não presiza de fazer novos pontos,vai passar tudo.
      aradeso pela ajuda.si alguém tem informasao sobre «pontos partidos junto com músculos«

      Excluir
  48. Olá Belo. Meu nome é Liana e tenho 33 anos. A septoplastia e a turbinoplastia o meu plano de saúde cubriu. Já a rinoplastia (plástica corretiva) o plano não cobre então eu paguei. Hoje é o 5o dia de pós operatório e não consigo respirar nada pelo nariz ainda. Este é incômodo do meu pós operatório, mas acredito que apartir de terça (29/01)estes incomodos começaram a melhorar porque vou ao médico para tirar os splints de dentro das minhas narinas assim como tirar as crostas. A cirurgia é necessaria e com paciencia agente passa pelos incomodos para nossa melhoria no dia a dia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok Liana obrigada por me responder eu vou ficar na fila do sus mesmo me encomodando bastante, no momento não estou podendo pagar pois o medico me disse que deve custar uns 6 7 mil reais mas tem que avaliar estuo comedo de me operar, mas sofrer com garganta seca nariz entupido as veses me sai sangue do meo nariz mas ven acho que do pulmão, mas estou usando neo soro e vou esperando até sair da fila do sus. quando eu tinha o plano não tinha nada mas ai sai da empresa o plano de saude é cortado. obriga Liana um grande abraço e boas melhora pra ti

      Excluir
    2. Olá Belo. Vai dar tudo verto pra vc, confie!!!!!!!!! Hoje é o 7o dia e daqui a pouco irei á minha médica para retirar as coisas de dentro do nariz. Para te animar te digo que desde ontem voltei a respirar pelo nariz, só um pouquinho, mas ja consigo e olha que nem tirei os splints. Quando voltar da médica eu escrevo aqui as evoluções. Ânimo, companheiro!!!!!!!!

      Liana

      Excluir
    3. obrigada Liana aguardo noticia e continuo na fila do sus.boa melhora pra ti.

      Excluir
    4. Uma dica p vc companheiro... minha cirurgia foi liberada em 3 meses...porem os hospitais fazem muita hora,vc tem ficar no pe deles,ligando toda hora,cobrando muito. Fiz a minha tem 5 dias..estou adorando..nao sinto dores... Essa cirurgia nao é mto cara...custa em media mil e quinhentos reais,mas como pago meus impostos em dia é meu direito ter ela gratuita...NAO DESANIME!!! VC IRA CONSEGUIR

      Excluir
  49. Olá a todos. Hoje é meu 10o dia contando com o dia da cirurgia e o 9o de pós operatório. Na terça passada (29/01) fui ao meu primeiro retorno médico. Os splints foram retirados assim como os curativos externos. Como fiz também a rinoplastia a médica fez uma sutil massagem em neu nariz, mas como está bem sensível pareceu-me bem dolorido. A retirada dos splints doeu sim, as lágrimas caiam dos meus olhos, mas a minha vontade de retirá-los era tão grande que achei uma dor suportável, além de rápida. Preciso dizer que foram as melhores lágrimas da minha vida. Desde então repito bem melhor já que agora também o faço pelo nariz. Obviamente não respiro ainda 100% pelo nariz, acho que uns 40%, mas já faz uma grande diferença para mim que só respirava pela boca desde o dia da cirurgia. Agora passo a pomada duas vezes por dia nas bordas do nariz (dentro) e uso bastante o soro. Volto para o segundo retorno médico na próxima terça (05/02). Um grande abraço.

    Liana

    ResponderExcluir
  50. Olá. foi operada no dia 28/1, sendo hoje o meu 9 dia apos a operação, neste momento respiro pelas duas narinas, não a 100% mas quase. o problema são mesmo as crostas que se formam dentro do nariz, ando a colocar soro.
    tive tampões e splints nasais no meu nariz e ainda levei um ponto, os primeiros 3 dias posso mesmo afirmar que foram horriveis, não aguentava mais a dor e o sangue seco no nariz, tive que me deslocar à medica e ela acabou por me tirar os tampoes deixando apenas os splints, a partir dai a dor tem vindo a diminuir.
    apenas sinto os dentes da frente dormentes e não consigo ainda rir como deve de ser.
    Apesar de me ter custado no inicio a operação, estou a ver muitas melhorias e aconselho toda a gente q necessite a fazer esta operação, pois a minha vida vai mudar muito, eu respirava mesmo mal e muitas vezes tinha dores de cabeça tremendas...

    ResponderExcluir
  51. O médico disse que preciso fazer e tal...mas não tenho plano e acho difícil fazer público... gostaria de saber em média do valor. Alguém pode me informar? Já vou ter que começar a juntar um $$$$$.

    ResponderExcluir
  52. ola meu nome é vanderlei fiz a operação faz um dia mas nao para de sair secreçoes é orivel espero que melhore

    ResponderExcluir
  53. Noite a todos acabei de fazer a cirurgia junto com correção do desvio de septo e NÃO ME COLOCARAM esse tampão, fiz a cirurgia no Hospital São Luiz do Itaim Bibi e recomendo, meu nariz esta parando de sangrar, porem o medico me passou um antibiouico (Clavolin) e não estou sentindo dor, mas a nariz fica sensivel, postarei daqui a 2 dias para comunicar o resultado espero que esteja melhor...rs

    ResponderExcluir
  54. meu nome é vanderlei me operei na sexta feira no sabado foi o pior dia doia meu corpo inteiro e me faltava ar mesmo respirando pela boca é orivel pior se vc ficar nervoso dai piora tudo hoje domingo me faltava mais ar de manha nao da nem pra caminhar o melhor é ficar deitado e calmo dai o dia passa hoje so o nariz ta trancado mas nao doi mais o corpo mas acredito que amanha esteja bem melhor cada dia que vem vai melhorando mais e tudo vai passar tenho fe em deus

    ResponderExcluir
  55. vanderlei; minha cirurgia custou 2.570,00 para operar e recebi alta no mesmo dia so que tive que vir embora com o tampao porque sangrou bastante pra fazer no dia me arrependi de fazer mas agora estou vendo que valeu apena porque esta sarando e eu vou ter uma vida melhor

    ResponderExcluir
  56. alguem sabe me dizer em media quantos dias fica trancado o narizso respirando pela boca, obrigado,vanderlei

    ResponderExcluir
  57. vanderlei; hoje é meu terceiro dia pos operatorio e ja estou bem mais aliviado pois destrancou uma narina ja estou bem calmo bem melhor que no dia da operaçao estou cada dia melhor quando destrancar a outra vai ficar melhor ainda tudo vai dar certo

    ResponderExcluir
  58. Fiz a cirurgia de desvio do septo e relacionada à sinusite (segundo a médica, tudo entupido). Foi 6a feira, 22/02. Tudo tranquilo, sem dor, pouco sangramento. Também não estou tendo problema de entupimento. A técnica foi a de vídeo, com fibra ótica (seja lá o que isso for). Nada de tampão mas não tenho certeza em relação a estes splints. A medicação está sendo antibiótico e analgésico de 12/12 horas e soro mais dilatador de 6/6 horas. Sem mastigação, alimentação fria, repouso, sem soar o nariz (o que é ruim, pois tem sangue e secreção gerada pelo soro. Hoje, domingo, 24/02, começou a ficar dolorida a região do nariz, gengiva e dentes superiores. Se piorar, tomo um Alisador. Retorno à médica na 4a, 27/02. Não sei se influencia, mas não tenho ficado muio tempo deitado. Enfim, está sendo mais ou menos como esperava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. afff assoar o nariz kkk sorry

      Excluir
    2. Joaquim eu ja comentei a sima sobre mim. me dis si tu tambem não senti cheiro pois eu ja fas 1 ano que não sinto mais cheiro, estou na fila do sus esperando ok. um abraço e aguardo resposta.

      Excluir
    3. A 1 ano fiz esta cirurgia.Estou com o mesmo problema,muito raramente consigo sentir o cheiro,além do q,esta td entupido novamente e cheio de "alien" (eu nao estou gripada,mas é como se tivesse constatemente).Tá puxadooo,rsrs..

      Excluir
  59. Para as pessoas que estão receosas, penso que não devem ficar. Quem está inseguro pela idade, antes de mim um senhor de 62 anos, que toma remédio para o coração, fez a cirurgia de desobstrução. Inclusive teve alta bem antes do que ele esperava. Se os exames pré operatórios estiverem OK, vai em frente. Converse bem com o médico e pronto.

    ResponderExcluir
  60. TENHO DESVIO DE SEPTO, AGR PARECE QUE INTUPIU DE VEZ MEU NARIZ, NÃO CONSIGO DORMIR, FICO INCOMODADO DIA E NOITE, TO LOUCO PRA FAZER A CIRURGIA!

    ResponderExcluir
  61. Fiz a cirurgia de desvio de septo dia 14/03/2013. Hoje estou com secreção saindo com um pouco de sangue. Não tive ressecamento de sangue dentro do nariz pois o médico passou uma pomada TROK-N, ela ajuda a não formar aquelas crostas... Estou sentindo como se fosse um peso na parte de cima do nariz, dormência no céu da boca, não estou sentindo o gosto dos alimentos será que vai voltar ao nomal?! Ah, e o nariz está entupido de um lado (o lado que era bom antes)e o lado que era entupido eu estou respirando...As vezes me sinto um pouco tonta e preciso deitar.

    ResponderExcluir
  62. Fiz a minha cirurgia hontem de manha e ja estou em casa, fiz a de desvio de septo e carne esponjosa. Dormi bem hontem a noite e claro que acordei algumas vezes, nao usei nenhum tipo de tampao, tive dois pontos. Ainda nao doeu. Estou tomando antibiotico e lavando c/ soro e passando pomada. Consigo sentir o sabor dos alimentos. Dormi c/ dois travesseiros grandes. O nariz esta sangrando nomalmente. A minha cirurgia custou R$5.350,oo pois nao tenho plano de saude. Tenho 49 anos. Eu nao sabia que tinha tamtos problemas no nariz ate uma consulta de rotina, onde eu mensionei que acordava todas as noites e o meu nariz estava sempre trancado. Em duas semanas depois de descoberto o problema eu fiz a cirurgia. acho que foi uma decisao inteligente, pois a minha vida daqui pra frente vai ser diferente.

    Ro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola você que fes a sua sirugia dia 21 de março me dis si você perdeu o olfato ou seja , não sentia mas o cheiro. pois eu não sinto cheiro de nada ja fas um ano estou na fila do sus obrigado aguardo resposta

      Excluir
  63. fiz a cirugia no dia 18 de março. ja tirei os tampoes e ainda tnh o nariz seco e etc. levei pontos, e vou tira-los dia 26. o meu unico problema é q nao posso sorrir pois sinto uma grande dor no nariz ao faze-lo, é horrivel. esta dor é normal? e do q sera?

    ResponderExcluir
  64. Fiz a cirurgia dia 28/03. De lá pra cá, muito cansaço, dor nos dentes, olhos lacrimejando e a horrível sensação de respirar somente pela boca, sempre seca. Dor de cabeça e uma dificuldade enorme pra deglutir, principalmente líquidos. A água desce e sobe uma pressão pelo interior do nariz, já que é tudo interligado. Amanhã espero retirar esse curativo e ver aliviada essa sensação. Rodrigo Gasiglia

    ResponderExcluir
  65. Fiz a cirurgia.

    1 dia - acordei da cirurgia com os olhos sensíveis a luz e vom muita fome. Sem dor. Sangramento constante, porém normal. Troque o curativo de duas em duas horas.

    2 - dia - retirada dos tampões. Sem sangramentos, fui para casa, tomei os remédios e fiquei de repouso. Sensibilidade menor nos olhos.

    3 dia - ja como sólidos, sem sangramentos e ja ando normalmente sem medo de nada. Ja consigo inclinar a cabeça mas evito o movimento. Tenho usado o soro normalmente mas não sei se devo inspirar com força ou apenas umidificar o nariz.

    Estava com uma dor fraca nos dentes superiores mas isso é devido a entubação. A dor ja se foi.

    O quarto dia será amanhã e pelo ritmo da recuperação acho que o único desconforto que irei ter são os splits no nariz.

    ResponderExcluir
  66. nossa estou com muito medo de fazer essa cirurgia,pois meu medico falou que dura umas 02;00hrs.

    ResponderExcluir
  67. Alguém pode me dizer se essa cirurgia resolveu o problema de sinusite constante?? Estou com medo de fazer!

    ResponderExcluir
  68. meu medico me falou que nao resolve a sinusite,so o problema na respiraçao!!!1

    ResponderExcluir
  69. fiz minha cirurgia no dia 23de abril,estava tudo tranquilo,depois da cirurgia mas quando derepente começei a sangrar vomitei bastante sangue,saiu bastante pelo nariz quase nao parava,passei dois dias no hospital,hj ja esta com 7 dias,estou um pouqinha melhor nao vejo a hora de ir tirar os splint mas ainda estou soltando secreçoes e horrivel e se eu soubesse que era assim eu nao teria feito.....

    ResponderExcluir
  70. eu vou faser minha sirugia esta marcada para dia 16 de maio as13 horas pelo sus não deu demoura muinto eu tive que pegar um otorrino particular custa 3.000 reais para o medico,uma media de 1.200 para o nestesista e 1.380para o quarto meu nariz entupia tudo na tumografia que fiz tem sinuzite ele vai retirar tuda carne esponjoza sogar toda sinuzite limpar toda heka que tem por dentro porq não aguantava mais ele falou que pelo sus eles não fasem bem como é pressiso faser só que eu não posso abadonar ele tenho que de ves enquanto ir na clinica pra ele olhar com a camera pra fer si tiver augoma coisa ele ja limpa ali mesmo porq esta duença as veses volta tenho um amigo que fes 2 veses e voltou esta abaicho de ingeção a cada 40 dias, mas meu medico falou que não presta pois pode prejudigar figado ou rins asim que eu faser eu folto aqui pra falar como foi minha sirugia confesso que nem dormi mas direito porq sei que ja esta marcada a sirugia, só que sofrer como estou sofrendo é pior, ola eu ja comentei asima bastante coisa bom vou parar ja falei de mais.

    ResponderExcluir
  71. Gente socorro, era para ter feito quinta-feira passada mas meu médico ficou dodoi e teve que operar, hoje ele disse que esta bem, e vamos operar amanhã chego no hospital as 05:30, ai esta dando um frio na barriga, seja o que Deus quizer! tem alguém ai que vai operar este mês tbem? boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu fiquei traumatizada com o pós-operatório. Já tinham me falado que era ruim, mas foi mto pior q isso. Eu tenho desvio de septo e o lado esquerdo do nariz era praticamente fechado, como tenho rinite e várias vezes por ano fico com sinusite, o médico sugeriu a cirurgia para melhorar minha qualidade de vida. Tudo ocorreu bem durante a cirurgia, anestesia, etc, mas a sensação de só respirar pela boca e ficar com o nariz todo entupido é o fim da picada. Fiz dia 8 de maio e só ontem que consegui dormir um pouco. Passei uma noite no hospital e não sentia dor forte. Mas no dia seguinte, em casa, meu nariz doeu bem e fiquei uns dias com aquele sanguinho saindo pelo nariz e garganta. Ainda tenho dormência no céu da boca, mas o que pegou mesmo foram as noites sem dormir, a falta de ar, boca seca, enfim, mtas vezes foi dificil ficar só respirando pela boca. Como tenho rinite e o tempo tá seco, o nariz sofre em dobro, por isso jogo soro o tempo todo, tem hora que o nariz fica entupidaço de tanto soro, mas eu sei que qto mais soro, melhor vai ser para tirar os splints. Amanhã, 9º dia, vou ao médico e ele falou q se tudo tiver ok, os splints serão retirados, não vejo a hora, sofri com esse negócio, agora darei mto valor à respiração, rs, rs,rs. Tem gente q não sofre mto no pós-operatório, só fazendo mesmo pra saber como é, mas no meu caso, fiquei um caquinho com essa respiração oral, tirando isso, o resto tá tranquilo, no começo incomodou p comer e beber, e não sentia gosto de nada, mas no 3º dia já pude mastigar devagar e uns 5 dias depois senti mais gosto dos alimentos. Boa sorte pra quem vai fazer e amanhã é o grande dia pra mim, ficar livre dos splints, quer dizer, tô esperando que isso aconteça, preciso tanto dormir....

      Excluir
    2. passei por isso tudo ai foi horrível,hoje já esta fazendo um mês,estou respirando bem graças a DEUS.

      Excluir
  72. eu como tinha dito asima, ja fiz minha sirugia dia 16 não tenho condisoes agora de falar nada. mas volto aqui pra falar, estou em recuperação.

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde pessoal, tambem passei pela cirurgia de desvio de sept no dia 15 de maio. E vou contar par vcs, o pos-operatorioe do mal. Os splints incomodam pakas,tira-los e um capitulo a parte, mas mt m3lhor sem eles. Parecem que tomei um socaum no nariz. Ainda doi mt e ta todo destruido por dentro. Enfim estou aguardando os beneficios que ate agora parecem estar bem longe.

    ResponderExcluir
  74. oje vou contar sobre minha operação foi dia 16 de maio na sirugia foi normau apesar di eu estava com muinto medo quando deu 1:ho em ponto vierão me buscar, bom tinha medo porq ja tinha 52 anos e vejo que quem tem mais estes problema são mas os de vinte anos pra baicho em meu ver,só que viver como eu estava tive que enfrentar sirugia bom fiquei na fila do sus quasi 2 anos ai piorei tive que pegar um otorrino particular paguei entre medico hospital e o nestesista 6.000 fora os remedios que tou tomando pra me recuperar como eu tava muinto contaminado de carne esponjosa por dentro fiquei 3 horas de sirugia mas vim normau respirando. o problema foi no terseiro dia que trancou todo de sangue meu nairz o medico mandou eu usar soro de duas em duas horas lavar com uma ceringa de 20 ml cada narina mesmo asim foi muinto sangue e trancou todo, fiquei no final de samana mau respirando pela boca na sengunda feira fui no escritorio do meu otorrino, fui o primeiro a entrar ai ele me deitou no consultorio e comesou acugar todo sangue com a camera ele ia sugando tudo até desintupi foi um alivio, não coloquei este tal de splints. oje faz 9 dias e ainda sai cuogolo de sangue e respiro pela boca ainda quando intopi de noite ai me alivanto e coloco soro com a ceringa ai limpa o sangue qualhado com nogeira, ai então eu consigo dormi bem. o pos operatorio porem foi muinto orrivel.porem ficar asim como eu estava é pior, então jonte um dinhueiro e faz quem prassisa porq pelo sus é meio complicado alem deles não chamar eles só dão uma raspada e deu não tirão tudo as nogeiras, tem mais uma, quem fes não pode abandonar o medico porq corre o risco de voltar .ele disse ai se for la ele ja ve com a camera si tiver alguma coisa ele ja vai tomando prvidencia com remedio ou até ali mesmo ale vai tirando ascoisa. dois amigo meu fiserão e voltou. etão fasendo ingeção pra baichar a carne. e o uso de neo soro resolve na hora mas não é bom tambem bom é só outro dia eu digo mas alguma coisa descolpe erros de portugues estou com pressa porq meu nariz ainda pinga ni mim kkkkkk

    ResponderExcluir
  75. Olá Pessoal,

    Fiz minha cirurgia de septo com turbinectomia no dia 13/05, a cirurgia não teve nenhuma complicação, não tive dor e recebi alta no dia seguinte, os três dias após a cirurgia foram difíceis, nariz entupido, respirando pela boca em fim, acho que até ai todos passam por isso, afinal se trata de uma cirurgia no nariz, e este resultado já é esperado. Retornei no dia 20/05 para retirada do splint, não senti tanto desconforto como achei que fosse sentir, mas o pior ainda estava por vir, na terça feira dia 21/05 pela manhã no primeiro dia após a retirada do splint eu acordei com uma dor no nariz e ao levantar a cabeça do travesseiro ocorreu sangramento moderado, teve uma tempo de aproximadamente 3 a 5 min, na quarta dia 22/05 não ocorreu sangramento, porém na quinta 23/05. sexta 24 e sábado hoje 25/05 tive sangramentos moderados, tendo que por gelo e ficar deitado até que o sangramento parasse.
    O mais estranho neste caso é que o sangramento está ocorrendo muito tardio, contactei o Médico que fez a minha cirurgia e após uma rápida olhada ( cerca de 1 segundo em cada narina) falou que estava tudo bem e que eu deveria aguardar mais e não fazer nenhum esforço.
    O granade problema é que tenho que retomar a minha vida, ônibus, trabalho coisas que tenho que fazer, e ainda estou comprometido com sangramentos que considero incomum, embora o Médico diga que é "Normal".
    Segunda dia 27/05 tenho uma nova consulta, nesta vou exigir maiores esclarecimentos a respeito do meu problema, e uma investigação da causa raiz.
    O que me deixa muito chateado é que Existam profissionais da medicina que não tem tanta preocupação com a vida do paciente, e nos tratam como um número.
    Eu não divulguei nem o local nem o profissional que realizou a cirurgia de propósito, mas dependendo do resultado de uma avaliação que farei com um outro profissional divulgarei tanto o nome do médico quanto a local que terão que arcar com todo o ônus que me causaram.

    continuarei comentando aqui e em todos os sites que tratam do assunto.

    Com tudo minha dica é: se informem a respeito do profissional que fará a sua cirurgia, não é porque tem um título que não devem ser avaliados.
    Existem muitos advogados e nem todos são bons assim com existem maus médicos também.

    ResponderExcluir
  76. Caramba, faço quarta dia 29, lendo todos esses comentários da vontade de desistir.... kkkkkk Medo da recuperação!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fas não desista fas tudo sertinho 8hors de jejom conforme eu fis. ou seu medico pediu.

      Excluir
  77. Minha cirurgia é agora dia 03/06/13, e estou morrendo de medo! Tenho 17 anos, e meu médico disse que o meu septo foi o mais torto que ele já viu em sua carreira (e meu septo é torto de nascença!) mas que o resultado ficaria ótimo, agora não sei se porque é tão desviado se será mais complicada a cirurgia e a recuperação. O medo que é tenho é somente um: a dor. Dor de ficar com o nariz dolorido, splints sendo retirados das minhas narinas, isso me causa um grande pavor! Minha alergia é de um nível crucial na minha vida e só pelo fato de eu saber que eu coço meu nariz de segundo em segundo me dá um medo enorme de sangrar ou doer ao fazer isso depois! Socorro, não quero mais! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas terei que fazer, sei que é necessário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquilo você esta com uma idade boa para operar e vai se recuperar bem, Meu septo também era bastante torto.No dia 23/05 fiz septo + turbinectomia + rinoplastia, também estava com medo de sentir dor. Minha recuperação esta sendo muito boa, sem dores, e com pouco sangramento, minha respiração melhorou 100% eu tinha o lado esquerdo praticamente fechado, na semana que vem vou retirar o gesso para ver como ficou a estética. Boa sorte e boa recuperação.

      Excluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia. Operei dia 23/05 e queria saber o seguinte: é normal a narina ficar inchada por dentro? Percebi que o tamanho das narinas diminuiu por dentro e as vezes tenho que puxar mais ar pelo nariz. E outra: uma hora eu respiro pelas duas narinas, depois só por uma, depois pela outra. Já me disseram que septo desviado não faz isso. Então o septo foi corrigido. O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha Luciano eu acho que cada caso é um caso eu ainda ontem fui no otorrino pra ele desintupi meu nariz. e olha que ja fas22 dias eu tiva que ir trez veses com essa me duia tudo a cabeça ontem ai ele medeu antibiotico e mais remedios meu caso tava tudo entupido mas o meu tambem fas isto, e si bem que eu ja tenho 52 anos mas passei mau cara, na pos sirugia, to lavando com soro todo dia ja peguei no posto de saude um monte, de souro ainda bem que não pago tabom boas melhoras pra ti.

      Excluir
    2. Fui em dois otorrinos. Ambos disseram que meu nariz está normal, só inchado por dentro, porque foi recente cirurgia e me explicaram sobre o ciclo nasal, que fica alternando minhas narinas.. Fizeram exames com câmera e tudo, dizem que está normal. Um até tirou cera do meu ouvido que estava atrapalhando. Queira Deus que tudo corra bem.

      Excluir
    3. Luciano, tudo bem?

      Fiz a cirurgia há 19 dias e tenho a impressão que voltou a inchar por volta do 15º dia. É como se fechasse mais a abertura, está seco e sem sangramento. Fiquei com receio de insucesso na cirurgia. Foi assim com vc tb?

      Obrigado.

      Excluir
  80. Olá a todos. Fiz a minha cirurgia no passado dia 03/06/13 estando hj com 5 dias.

    Subscrevo todos os comentários...
    Só para relatar que desde então ainda não entrou nenhum ar pelo nariz. Fiz a remoção dos tampões na quarta e a dos splints ontem. A médica mandou-me lavar com muito soro... já li casos que aplicam pomada??? Ou outro que usou dilatador??? O que é? è que só vou a consulta no dia 17/06... e tou a pensar ligar a médica e perguntar-lhe sobre isso.
    Tou farta de não respirar pelo nariz.
    Acordo com a língua em pedra!!! (literalmente uma pedra) que bebo um pouco de agua para hidratar e deixo de "molho"...
    Espero que os resultados sejam bons... pq esse pós operatório é péssimo. Ainda estou muito inchada e com dores no céu da boca (logo atrás dos incisivos superiores)... não vejo a hora de entrar um arzinho que seja pelo nariz!!! Seria um sonho...

    Bjinhos a todos, melhoras aos que estão como eu, e coragem para quem está a decidir fazer.

    Regina

    ResponderExcluir
  81. Fiz ontem essa cirurgia DESVIO DE SEPTO, a cirurgia foi tranquila, ruim é a recuperação estou aqui agora postando com as narinas entupidas, e eu tenho dificuldade de respirar pela boca as vezes doi muito, mas segundo o médico e assim mesmo para ficar bom mesmo só depois de 3 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí José blz? Sério que o doutor disse que bom mesmo só depois de 3 meses? Po então vou ter que esperar mais rs. Dois otorrinos me disseram que eu nao tenho nada, depois operação, que nariz ta normal, só to achando estranho a narina ficar trocando d elado a respiração.

      Excluir
    2. Luciano, operei a 02 dias e o meu maior sintoma era extamente como o seu, raramente resperiva pelas duas narinas, e o entumimento revezada de lado, as vezes pensava que estava enganado, pois é estranho. A é cirurgia é tranquila, anestesia, pós é um pouco de tudo divulgado aqui, dependendo de cada um.

      Excluir
    3. Então Cassio. a minha é assim até hoje. Operei dia 23/05. Cara tá muito estranho isso. E minhas narinas estão secas.

      Excluir
  82. Fiz a cirurgia dia 13/06/13, não colocaram o tampão apenas os splints que incomoda bastatane, estou lavando de 2 em 2 hs com 20 ml de soro fisiologico em cada narina, que horrivel passar aquilo pela garganta, acabo engolindo, pq se puxar me dá muita ansia de vomito.
    Estou com o nariz com uma secreção como se fosse de gripe, transparente misturado com um pouco de sangue, fica bem rosinha, mas saindo bastante, será que é normal? Estou usando o bigode ainda para nao ficar limpando toda hora, pq ta saindo bastante secreção. Alguém está assim tambem? quando será que para de sair essa secreção? tenho médico só na quinta.
    sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila,
      A minha cirurgia foi em 11/06/13, e a secreção ainda é contínua, exatamente como você descreve, sinto também ardência interna quando o nariz está desentupido, acho que é assim mesmo.
      Meu retorno também será na quinta, espero estar muito melhor até lá, porque preciso voltar ao trabalho.
      Alessandra

      Excluir
    2. Ola Alessandra,
      Pois é estou trabalhando de casa, mas preciso voltar a ativa, tenho dois filhos pequenos e preciso levar para o Colegio, não sei se pode dirigir já, aii que saco viu. Não vejo a hora de chegar quinta.....rssss.....o seu ta com splint tambem? ta dolorido? vc tambem tem que limpar? afffff que cirurgia chata demais.....

      Excluir
    3. Olá Alessandra e Sheila...
      fui diagnosticada con sinusite crônica e desvio de septo, preciso fazer a cirurgia, mas aqui o SUS não cobre, qto será q custa particular...acho q vou desistir...não tenho $ e nem plano de saúde e se for fazer um plano tem 2 anos de carência...ufa ser pobre não é fácil...obrigada.bjs
      Fernanda - Espumoso/RS

      Excluir
    4. Oi pessoal,
      Um dia antes de passar em consulta (10 dias após a cirurgia) tive um sangramento, após a limpeza com soro, fiquei desesperada e meu marido me levou ao pronto socorro, o médico me falou que a cirurgia estava ótima, mais que eu tinha vários ferimentos no nariz e um desses ferimentos que sangrou, ele fez uma cauterização (doeu muito) e no outro dia passei com o médico que fez minha cirurgia.
      Meu médico falou que é normal estes ferimentos internos nesta época do ano, devido ao tempo estar muito seco e que a sensação de dormência, inchaço e formigamento demoraria mais a passar, voltarei ao trabalho amanhã, já posso dirigir, mais ainda não me sinto confiante para excessos.
      Hoje fazem 13 dias que fiz a cirurgia, ainda sinto dor no nariz, um pouco de dormência e pressão, estou respirando bem, mais ainda sinto meu rosto estranho, enfim, em recuperação.
      Fernanda sinto muito por você, sei que viver com dor de cabeça, a base de antibióticos e anti inflamatório é muito ruim, e não consigo acreditar que o sus não cubra está cirurgia, já que não é estética, você já tentou escrever para o ministério público questionando se realmente você não tem direito a cirurgia?
      Alessandra

      Excluir
    5. Nossa Alessandra.
      Por coincidencia eu tambem fui para o Pronto Socorro na Quarta feira, senti um formigamento muito estranho no meu rosto e a pressao estava abaixando muito.
      Ao chegar no PS o médico disse que o spint que estava fazendo isso, bom tive um parto normal pelo nariz, que dor, e tiveram que cortar o splint dentro do nariz, de tao fixo que estava, e isso feriu muito. Voltei no dia seguinte e o médico tirou muito coagulos, outro parto. E sai do hospital com o nariz sangrando muito.
      Por minha conta estou passando nebacetim dentro, e me ajudou muito, continuo lavando. Ainda esta um pouco entupido, mas ja está bem melhor. E creio que o pior já passou. Volto na sexta feira, espero não sofrer mais, Deus me Livre. Tenho vontade de assoar o nariz, mas acho que ainda não pode.

      Excluir
  83. Operei desvio septo devido fratura dia 23/05 e até agora minha respiração fica alternando narinas, tenho que puxar o ar às vezes, sinto tontura do lado esquerdo, olfato diminuído do lado esquerdo, dor no peito às vezes e minhas mucosas estão secas. Minha médica disse que não mexeu nos cornetos nasais. É normal isso? Engraçado que eu quebrei o nariz todo uma vez, operei e não deu nada disso.

    ResponderExcluir
  84. Oiee, fiz a cirurgia de desvio de septo hoje de manha. O procedimento durou cerca de 15 minutos e é bem simples. Fiquei em observação por 4 horas. Chato até agora é o nariz COMPLETAMENTE trancado ;/ , não da para sentir o gosto da comida, e pelo o que falaram aqui vai até o quinto dia. E esse bigode de gase que tem que ficar trocando toda hora.
    NÃO USEM TOALHA, pois machuca muito, se for necessario limpar usem gase umedecida com água ;) .Meu retorno ao médico está marcado para segunda. Não estou com tampões nem splints.

    ResponderExcluir
  85. Olá, gente!
    Eu fiz a cirurgia de desvio de septo e rinoplastia há 13 dias. Ainda está inchado (normal). Mas estou sentindo algo estranho. Na parte interna da narina direita, tá um "bolo", como se fosse uma carne, sabem? E não um inchaço. Tô preocupada... alguém já teve isso?

    Ahhh... e fora que o nariz não ficou retinho, não. Mas o médico disse que é porque tá mais inchado de 1 lado. Espero que sim, né???

    ResponderExcluir
  86. ola, pessoal!
    hoje fazem dez dias que fiz septoplastia e turbinectomia
    e ainda me sinto fraco o nariz ta um pouco entupido o ceu da boca esta dormrnte perto dos dentes da frente e não sinto cheiro de nada.Daqui 2 dias vou retirar os splintes, muita gente tem medo, mas eu não vejo a hora. dizem que quando é tirado esses splints é outra vida...
    se Deus quiser vai dar tudo certo... quando eu retirar, vou postar dizendo como foi. Um grande abraço p todos fiquem com Deus.
    Cristiano

    ResponderExcluir
  87. ola, Galera
    hj tirei os splints foi bem tranquilo saiu facil...
    depois da retirada dos splints é maravilhoso é outra vida, creio que ainda vai melhorar mais com o passar dos dias.Estou usando soro a cada duas horas isso ajuda e é muito importante. Daqua a 15 dias volto na médica p ser avaliado.Mas eu digo com propriedade vale muito a pena o sofrimento. aAgora graças a Deus não vou mais roncar, ficar cansado por respirar só pela boca e ficar todo entupido por causa da renite. Eu ganhei muito em qualidade de vida e recomendo pra que ainda esta indeciso.
    Um grande abraço a todo e fiquem com Deus.
    Cristiano

    ResponderExcluir
  88. Olá pessoal,

    Fiz minha cirurgia dia 06/07, tirei o splints dia 08/07. Tudo muito tranquilo, outra vida. Não sentir dor nenhuma, só incômodo nos 2 primeiros dias por causa do splints, faz 8 dias hoje. Vale muito apena, se eu soubesse que era tão tranquilo já teria feito a muito tempo. Então, quem precisa fazer, faça tranquilo. Muito bom. Respiração leve, agora consigo dormir a noite toda sem me acordar varias vezes para colocar sorine. Outra vida!!!!

    ResponderExcluir
  89. Boa noite pessoal,
    Fiz minha cirurgia de desvio de septo e turbnectomia dia 08/07/2013, e sofri bastante... Os primeiros dias sao horriveis, senti muito gosto de sangue na boca,e embora consega respirar um pouco pelo nariz parece que nao tenho ar suficiente e entao respiro pela boca... ai veio a parte ruim, de ficar respirando pela boca me deu uma bela de uma infeccao de garganta, aff ninguem merece.Comecei ter febres altas quarta-feira,dois dias apos a cirurgia, mas descobri que era minha garganta inflamando, falei com o medico e ele receitou um anti-inflamatorio que pra mim nao resolveu nada, pois a dor de garganta é pior ate que o desconforto causado pelos splints. Amanha, segunda-feira (15/07/) vou no medico para a retirada dos famosos e espero que nao doa. E do fundo do coracao quero muito me livrar da dor de garganta e entao nao estou muito preocupada com o nariz. Onde eu moro é muito frio e acho que contribuiu para a dor da garganta, esta horrivel pra engolir embora eu sinta o gosto dos alimentos machuca quando passa pela garganta. Enfim a cirurgia em si foi tranquila o problema foi o meu azar de pegar a infeccao de garganta! Espero que o resultado valha a pena!

    ResponderExcluir
  90. quanto tempo leva para sair a secura da boca e tambem tirei os splints hoje mais parece que ainda estou respirando pela boca isso e normal mais uma coisa meu labio e meus dentes estao amortecidos demorou quanto tempo para o seu voltar ao normal por favor responda

    ResponderExcluir
  91. Vou operar dia 21, to com um pouco de medo da recuperação.. Em baixo dos olhos também fica roxo? Cai em uma quarta feira,será que segunda já consigo voltar a escola?

    ResponderExcluir
  92. O meu durou uma semana + ou -.

    ResponderExcluir
  93. Olá, tenho 17 anos e hoje faz 5 dias que fiz a cirurgia, ainda nao sinto gosto dos alimentos nem cheiro, alguém sabe com quanto tempo volta???

    ResponderExcluir
  94. Oi Adorei o seu blog e as orientações sobre a cirurgia acabo de completar meus 5 dias pos cirurgico, felizmente hoje eu consegui dormir...rs..rs. ontem retirei os splinter mas ainda falta retirar as silicones alem do desvio fiz um monte de outras coisas turbinoplastia e aquela cirurgia de ludwick e luc que e feito o corte pelo maxilar superior (Terrivel) mas onde operei foi tudo otimo (Hospital Paulista/SP) tanto o medico como a equipe.
    Bom Abraços! E seu blog é mto Bom! Bjinhos!
    Danielle Friash

    ResponderExcluir
  95. Olá

    Fiz a cirurgia dia 20/08/13.

    A cirurgia foi tranquila, pois antes de ir para o bloco Cirúrgico fiquei no soro, estava em jejum desde o inicio da manha e a operacao foi no final da tarde.

    A cirurgia demorou uma hora, foi rapido fiz a cirurgia de desvio de septo e a de adenoide, voltei para o quarto e quando acordei estava super tranquilo. NAO USEI NENHUM TAMPÃO, isso vai de cada medico.

    Neste dia o problema que tive foi com os efeitos da anestesia geral, pois ao tentar comer algo ainda no hospital, e me levantar da cama, fiquei tonto e acabei vomitando.

    Nesta hora foi um susto, pois o vomito e completamente preto, mas o medico me explicou que e normal pois o sangue da operacao desce pela garganta e acaba que ele nao e digerido pelo organismo, mas depois disso fiquei 80% bem, isso porque vomitei mais uma vez ainda no carro na volta pra casa, pois voltei no mesmo dia. por isso e bom levar a sacolinha.

    Cheguei em casa e fui dormir, dormi quase que sentado, para manter a cabeca alta e de preferencia com o nariz mais pra cima.

    Desde entao o processo de recuperacao e lento e chato, meu nariz esta super congestionado, o bom e que o sangue saiu apenas nos dois primeiros dias, agora ele apenas escorre o dia todo, mas ja vejo que um lado ja respiro em certos momentos do dia, basta deixar a cabeca mais alta.

    Hoje comecei a fazer mais atividades ao inves de ficar deitado, percebi que meu rosto inchou mas agora deve voltar ao normal, pois ja consigo expirar mais forte, facilitando com que o liquido que esta no meu nariz saia dele o mais rápido possível.

    Além da medicação, estou evitando tv e o pc(?) pois as vistas ficam bem cansadas, e aumenta a dor de cabeca, e agua agora e de hora em hora, quanto ao sol, so o do inicio da manha e do final da tarde, banho apenas com agua morna pra fria, quente nem pensar.

    Ah tive febre em alguns momentos, mas quando tenho ela tomo paracetamol e fico tranquilo.





    ResponderExcluir
  96. pessoal sofro a muito tempo com uma halitose , tenho desvio de septo e sinusite cronica , não sei o certo ainda se a halitose é por conta da sinusite. fui indicada a fazer a cirurgia de desvio do septo e da sinusite. ja fazem 4 anos q venho prorrogando sem coragem de fazer . sabe doq tenho medo ? nao é dos problemas do pós operatório e sim tenho medo de morrer? pois tenho um filho e derrepente me bate esse medo sempre q pensso em fazer a cirurgia. por favor pessoal me encorage , nao aguento mais viver assim . preciso fazer tbm pra descartar a halitose. alguns médicos acham q pode ser sim da sinusite . ha tbm sinto mal cheiro no nariz , algém de vcs sintiam esses sintomas antes da cirurgia e depois foi resolvido. muito obrigada , espero resposta de vcs e a compaixão tbm q deus os abençoe na recumperação de todos

    ResponderExcluir
  97. Olá, muito obrigada pelo depoimento, com certeza já ajudou muitas pessoas.
    Vou fazer um exame em 2 dias para saber se tenho desvio de septo, mas é quase certeza, pois não consigo respirar direito, tenho crises de rinite e sinusite muito frequentes, dor na face, dor de cabeça... enfim um horror, fico mal umas 5 vezes por semana.
    Vc poderia me dizer como está hoje, 2 anos depois de cirurgia vc acha que valeu a pena?
    Muito obrigada, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  98. Olá gostaria de perguntar aos que fizeram essa cirurgia desvio de septo se melhoraram a qualidade de vida passaram a respirar com as 2 narinas? Conseguem dormir tranqüilamente. Abrç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me arrependo de não ter feito antes, eu tinha desvio de septo, fiz a cirurgia a quase dois meses e estou bem melhor, durmo bem, aconselho a fazer! Em menos de 10 dias eu já estava bem. abraços

      Excluir
  99. Olá Pessoal,

    Fiz minha cirurgia de desvio de septo em 16/07/2013, já esta indo para o segundo mês, e para que quer fazer mas tem receio, não precisam ter medo, a cirurgia é super simples tive alta no mesmo dia. O médico passou o antibiótico, àgua oxigenada de 10 volumes (porém passei só no primeiro dia porque feriu um pouco meu nariz, ardia demais, dai passei a limpar com àgua boricada e limpava com cotonete, não pode de jeito nenhum soar o nariz, puxar pra garganta a secreção, só pode limpar com o cotonete). Os primeiros quatros dias causa um incomodo pq o nariz esta congestionato, mas dor não tive nenhuma, tem que ter o repouso, evitem refrigerantes rs... Voltei no médico na semana passada para uma revisão, e ele disse que ta tudo ótimo... Portanto afirmo que vale MUITOOOO a pena fazer!!! Durmo muito bem, não acordo no meio da noite, a disposição melhorou bastante, pq eu me cansava muito.

    ResponderExcluir
  100. Olá Pessoal Boa Noite,
    Fiz minha cirurgia de rinosseptoplastia,e amigdalectomia dia 10/09/2013,estava com muuuitoooo medo da anestesia geral mas no final foi tudo tranquilo. Entrei na sala as 7:00 e fui acorda as 10:15. Hoje com 5 dias pós operatório não sinto dor nenhuma no nariz,os dois primeiros dia é muito ruim pra respirar,meu nariz não sangrou graças a Deus até agora,já a minha garganta meu Deus que dor os 2 primeiros dias só comia gelatina e não tomava água,meu rim começou a doer muito.Já no terceiro dia comecei a comer um sopão e já consigo beber líquidos,agora tenho retorno dia 18/09/2013 para o que está tirando meu sono nos últimos dias os splints nasais que MEDOOOOO de doer depois que eu vi alguns comentários aqui mais ao mesmo tempo acho que vai ser um alívio.Por enquanto é isso dia 18 volto aqui e digo qual foi a sensação Boa Noite a todos...

    ResponderExcluir
  101. galera eu fiz cirurgia para corrigir o desvio do septo e plastica.. nao doeu nada... a recuperaçao mais muitoo tranquila... eu acho que o meu foi bom, porque o medico aplicou morfina.. eu acordei com o medico falando aplica morfina.... talves por isso eu nao senti nada depois da cirurgia...

    ResponderExcluir
  102. Olá galera boa noite,
    Como prometido estou hoje de volta pra descrever a sensação da retirada dos tão temíveis splints nasais...Não é nada tão assustador como eu imaginava.Cheguei no consultório,confesso morrendo de medo,ai fiquei esperando um tempinho,como não lembrei de levar nenhum livro pra eu ler a meia hora que fiquei esperando foi bem demorada.Então eis que meu médico me chamou,sentei na cadeira e ele foi logo tirando o aquaplast,os curativos em cima do nariz,ai retirado,fez uma leve e delicada massagem no meu nariz e com a ajuda de uma pinça e tesoura ele cortou o ponto que segura o splint,não dói é incomodo,e os retirou em seguida,não senti tonturas muito menos dor apenas um alívio pois na mesma hora voltei respirar normalmente sem precisar ser pela boca. Agora é aguarda os 6 meses de recuperação e ser feliz,pois foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Bjs e até uma próxima.

    ResponderExcluir
  103. Olá, fiz minha cirurgia de desvio de septo dia 22/08/13, pelo SUS e não paguei nada pela cirurgia creio que tive uma recuperação normal com dores nos primeiros dias, mas depois que tirei o splint nasal, passei a respirar melhor, só que estava com muita gripe também e toda vez que vou assoar o nariz sinto um ar estranho ou até mesmo secreção saindo pelo olho direito, parece que quando vou assoar o nariz sobe pelo canal lacrimal, é muito estranho e estou um pouco assustada e como fiz minha cirurgia em outra cidade pelo Ame de São José do Rio Preto, só tenho retorno no médico daqui a 3 meses, mas tirando isso foi tudo bem e aconselho a cirurgia a todos, só quero descobrir o que está acontecendo com meu canal lacrimal.

    ResponderExcluir
  104. Gente, fiz minha cirurgia de desvio de septo e diminuição dos cornetos ontem. Comecei a lavagem com soro hoje, porém não sei se estou fazendo da maneira correta, pois quando coloco o soro ele volta rapidamente..talvez por ainda estar muito inchado. Alguém poderia me falar como deve ser feita esta lavagem? Obrigada.

    ResponderExcluir
  105. Fiz minha cirurgia ontem. Correu tudo normal. Internei às 7 da manhã e recebi alta às 5 da tarde. Não precisei colocar os tampões. Nas primeiras horas estava super bem e respirando pelo nariz, porém hoje meu nariz está completamente entupido e a lavagem com soro não adianta muito. Sai uma sessão bem espessa, mas como não posso as soar o nariz fica difícil limpar. Espero que essa fase passe logo.
    Ass. Daniel

    ResponderExcluir
  106. Hoje estou com 4 dias de operada de Septoplastia e Turbinectomia (cirúrgico é indicado ao paciente que apresenta desvio do septo nasal e hipertrofia dos cornetos.) ... primeiro dia foi horrível!! Muitas dores nos fundos os olhos e ouvidos e fundo da boca ... pequeno sangramento mas como estava com tampões não vi mto sangue.. e n dormi..... 2º dia tive alta, enfim em casa, mas a dor em toda a face continuava e tive febre de 38 graus, tirei uns cochilos com a boca a aberta e acordava sufocada pois a boca vai ficando seca e toda hora tem q beber água, tb estava sem paladar...3º dia um pouco melhor, porém com a pressão alta e febre (mas li em algum lugar q a febre não é inflamação, é uma reação da anestesia geral), fui ao médico e tiraram um gel que colocaram no nariz para melhor cicatrização e evitar sangramentos, doeu um pouco, porém já pude sentir o cheiro de algumas coisas e tive um alívio tb. mas os Splints só irei tirar na semana q vem...
    ... 4º dia, estou melhor, nem parece q operei, estou fazendo a lavagem do nariz a cada 2 horas com soro. ja consigo comer normal, fica sentada, pois antes n dava pois dava pressão no nariz. tudo normal. Estou me sentindo bem, sem dores...

    ResponderExcluir
  107. Fiz a cirurgia de desvio de septo no dia 16/09. Hoje continuo com dores bem leve, mas o grande problema é a secreção que continua saindo, e o cheiro é forte! O médico disse que é normal, porque ainda não aconteceu a cicatrização por completo. Na semana que vem vou no médico pra ele ver o meu nariz. Mas o grande desconforto é mesmo a secreção e o cheiro forte. A respiração está excelente.

    ResponderExcluir
  108. seu post se tornou referência no assunto, rs.

    Realizei a cirurgia de septoplastia e turbinectomia ontem (07/11) às 08:30 h e às 21:00 h o médico me deu alta. O meu desvio na narina esquerda era grave e minha respiração foi sempre horrível, não hesitei em operar para ver se resolvia. Desde ontem estou com as narinas absolutamente congestionadas e respiro apenas pela boca, o que é horrível mas tolerável, afinal de contas tenho de aguentar e também tenho a impressão de que ao tirar os splints na próxima quarta-feira será tudo maravilha. Quanto antes fizer, mais tempo para desfrutar de um nariz que funcione.

    ResponderExcluir
  109. Fiz a cirurgia no dia 08/11/2013 às 13hs, após dois dias com os tampões, respirando somente pela boca, pude retirá-los na segunda, o que deu certo alívio. O nariz continua congestionado e acredito melhorar com a segunda visita ao médico no próximo dia 18, dez dias após. Tô usando soro umas 15 vezes ao dia, uma vez que a cidade onde moro é bastante quente e seco. Mais creio que o resultado final será bem satisfatório. Fé em Deus!!!

    ResponderExcluir
  110. Ola galera... acabei de fazer a cirurgia de desvio de septo, diminuicao dos cornetos, dei uma ajeitada na napa(plastica) e cauterizacao da adenoide... tudo suave e tranquilo,, sem tampao somente o splint que vai ficar mais ou menos 1 semana( medico falou que meu desvio era muito grande)... facam sem medo de dor ou qualquer outra coisa, minha queixa e somente o sangue que nao para de sair ... eh isso ae t+ dps volto, Carlos Henrique 20/11

    ResponderExcluir
  111. Oi fiz septoplastia e cauterização dos cornetos inferiores dia 22/10/2013 é normal sentir ressecamento das narinas e boca ,quando vou dormir parece pior

    ResponderExcluir
  112. Olá!!Fiz ontem a minha cirurgia de septoplastia e turbinectomia,estou superfeliz de ter feito a cirurgia,só tive desconforto na hora de tirar aqueles "tampões"(sensação ruim),mas o resto tá tudo tranquilo...to repousando,tirei 7 dias de atestado... mas a única coisa que tive foi queda de pressão ,mas passa rápido,o médico me falou que é normal...o rsto foi tudo tranquilo,vale a pena fazer...Abraços

    ResponderExcluir
  113. Gente, dia 09-01-2014 vou ao médico marcar a minha cirurgia de desvio de septo, confesso que estou morrendo de medo....
    Abraços

    ResponderExcluir
  114. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  115. Eu tenho desvio de septo....Passo noites acordada,chorando,o q só piora.Fico respirando pela boca,é realmente um sofrimento.O pior de td é q eu ainda vou fazer 14 anos,e só vou poder fazer a cirurgia aos 18.O otorrino me recomendou usar vaporizador pelo menos durante a noite,para respirar melhor.Se vc souber de algo q ajude na respiração por favor me diga,o sofrimento ta demais :(

    ResponderExcluir
  116. Olá, sou Clarissa Rissi, e a cerca de 2 semanas venho sofrendo muito com o desvio de septo e sinusite cronica que possuo. Meu nariz começou a ficar entupido com frequência, a ponto de nem conseguir colocar o remédio para desentupir. Fui ao otorrino pelo fato de não aguentar mais essa situação e também porque sou viciada em Naridrin, o médico solicitou exames e retornei com ele após uma semana.Ao analisar os exames o meu otorrino me indicou fazer a cirurgia de correção do desvio de septo, raspagem do muco causado pela sinusite e a retirada das amígdalas, que estão inchadas por decorrência desse quadro de nariz entupido.
    Falta um pouco mais de uma semana para minha cirurgia e não me aguento de ansiedade e medo!

    Rezem por mim, rsrsrs

    ResponderExcluir
  117. Boa noite pessoal mim de uma resposta....to no 11 dias que operei era pra ser desvio de cepto e sinusite so que o médico falou que não ia precisar fazer sinusite fez só desvio ...só que até hoje ainda dói muita minha cabeça é normal.......galera por favor mim de respostas. .obrigado....

    ResponderExcluir
  118. muito obrigado.me ajudou muito

    ResponderExcluir
  119. FIZ SINUSITOPIA, RETIRADA DE ADENÓIDE E DESVIO DE SÉPTO NA QUINTA A NOITE, NO SÁBADO A NOITE NEM SANGUE SAIA MAIS, BASTA REPOUSAR E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS. INCOMODA COMO QUALQUER CIRURGIA MAS É BEM TRANQUILO. USEI BASTANTE SORO EM SPRAY PARA MANTER LIMPO E ÚMIDO. SÓ AGUARDO AGORA A RETIRADA DAS PLAQUINHAS PARA ALIVIAR O ACESSO NASAL. QUEM TIVER QUE FAZER FAÇA SEM MEDO, POIS A QUALIDADE DE VIDA PODE MELHORAR E MUITO! BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  120. Hj faz 8 dias que fiz a cirurgia e está sangrando bem pouco mas minha cabeça doi e meu nariz está muito dolorido amanhã tenho médico e espero boas notícias dele

    ResponderExcluir
  121. Olá, fiz a cirurgia no dia 13 de março de 2014 e hoje, dia 27 de março, finalmente o médico retirou os splints. Não sei se tive sorte, mas posso dizer que não senti absolutamente dor nenhuma, nem durante o pós-operatório. Não senti nada. Tomei analgésicos por dois dias por precaução, sempre conforme recomendação médica, mas quando percebi que não estava sentindo dor alguma, parei de tomar. Não tive sangramentos. O nariz ficava escorrendo bastante nos dois primeiros dias, um aguinha meio rosada que depois foi clareando, mas depois melhorou. O tampão foi tirado no mesmo dia da cirurgia, a noite, quando o médico passou para dar alta, o que pra mim foi um verdadeiro alívio. Já podia sentir a diferença ali mesmo. E hoje, quando ele retirou os splints, quatorze dias após a cirurgia, foi o melhor dia da minha vida. Não doeu absolutamente nada.... é só um incomodozinho leve, mas dor, não senti nenhuma. Meu único arrependimento foi não ter feito essa cirurgia antes (fiz septoplastia e turbinectomia). Nem acredito que demorei mais de dez anos pra tomar coragem, mas estou ótima, graças à Deus! Correu tudo melhor que o esperado!

    ResponderExcluir
  122. No dia 26/03/2014 fiz minha cirurgia de remoção das amígdalas, e não deu pra fazer a de desvio de septo por conta da demora ja cirugia das amígdalas (que eram grandes), estou me recuperando bem, sem grandes dores, agora minha médica vai marcar minha cirurgia de desvio de septo para o mês que vem. Já senti uma grande melhora na respiração!

    ResponderExcluir
  123. Olá pessoal vou fazer a minha cirurgia de desvio de septo e rinossinusal no di 14/04/2014 próxima segunda e estou morrendo de medo do pós operatório, pelo entupimento, uso medicações de 4 em 4 dias e ñ tenho mais congestão nasal, estou com dúvida se faço ou se continuo fazer uso dessa medicação ja que ñ é todos os dias. Me ajudem to com medo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça a cirurgia sim... eu fiz a minha dia 10/04, semana passada e nossa.. estou acordada a essa hora.. pq não consigo dormir... esta entupido meu nariz... mas não senti dor nenhuma.. graças a Deus não sangrou meu nariz... e de quinta feira ate domingo dormi mto bem.. somente hj q não estou conseguindo.. mas creio que seja também pq amanha vou no medico.. creio q tirar os splints...rs então estou nervosa... mas fiquem tranquila, faca sim que tudo dará certo!! o que não podemos é ficar sofrendo a vida toda com algo q podemos melhorar ne! boa sorte!!!!

      Excluir
    2. Olá pessoal, fiz a cirurgia no dia 14 de abril e estou no meu 3 dia deoperad, lavo toda hora com soro e uso decradron nasal, de 8 em 8 hs. Secreção sanguinolenta saindo a td tempo, boca seca e nariz repulchando e semi entupido, com o splint e sem sentir o sabor e cheiro, q tem sido minha preocupação....Isso é normal, ficar sem paladar e sem olfato?

      Excluir
  124. Fiz septo e turbi no dia 09.04.14, e nao to mais suportando esses splints. Nao é nem pelo fato de ter q respirar pela boca pq ja estava acostumada. É o incomodo mesmo, a sensação de nariz tapado é horrível. Tb quero voltar a mastigar e sentir cheiro. Aff! Amanhã vou ao médico tirar os splints. Nao vejo a hora! Depois volto aqui pra contar o resultado.

    ResponderExcluir
  125. Fiz cirurgia para corrigir o desvio do septo e a sinusite à um mês. Uma semana após tirar os splints e os pontos tenho sentido muitas dores de cabeça e ontem senti um escorrimento nasal, que mais parecia água, que caia cada vez que mexia a cabeça. Nunca senti isso antes! Alguém me sabe dizer se é normal o que tenho sentido? O médico está de férias e não tenho como o contactar.
    Obrigada beijinhos

    ResponderExcluir
  126. Hoje acordei no meu 4 dia de operada e estava com uma secreção saguinolenta, nariz ainda inchado, mas passando um pouco de ar, ha também senti um pouco do cheiro do frango q cozinhava, me. Alegrei com isso, pois sempre tive um olfato apurado, ñ vejo a hr de tirar esse splint do neu nariz....Lave com bastante soro, é o q ue alivia, e ainda limpo com cotonete...bjs

    ResponderExcluir
  127. Tirei os splints, e hj 17/04, estou bem aliviada. Mas ainda há uma grande produção de secreção q as vezes entope tudo. E voltou a sangrar um pouquinho. Ainda sinto "coisas" no meu nariz e ontem tirei pedaços de linha q estavam grudadas na narina e estava incomodando muito. Dia 22 tenho nova ida ao médico para fazer limpeza. Espero q até lá esteja bem melhor.

    ResponderExcluir
  128. Bom dia, 5 dia e tive uma noite tão tranquila, ja que a secreção foi um pouco injusta e tive que levantar 3 vezes pra limpar, há mas o melhor foi que ao acordar pela manhã, senti fome e coloquei um pouco de gelatina na boca e tive o sabor do que eu comia..ainda cogestiona mt e a boca fica mt seca, mas conto os diaspra tirar os Splints que me incomodm bastante...bjs até mais!

    ResponderExcluir
  129. Gostaria de saber se a anestesia é geral ou local

    ResponderExcluir
  130. Gostaria de saber se algum pode me indiciar um bom cirurgião em SP pois quero fazer a minha cirurgia em breve

    ResponderExcluir
  131. Ja faz 35 dias que Operei septo e cornetos,mas ainda continuo fazendo uso do soro e a minha Dra passou Rinoflumiciu por 7 dias, meu lado direito ainda congestiona..Alguém pode me responder se isso é normal?
    Obrigada a tdsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack, vc está melhor? Demorou quanto tempo desse jeito?
      Estou com 19 dias e meu nariz está ressecado e obstruído. Não sangra e quae nao dói, mas piorou a respiração meses últimos dias. Quando tirou osplints foi uma maravilha, mas estou sentindo seco e um pouco pior para respirar. foi assim com vc?

      Obrigado.

      Excluir
  132. Faz uma semana que fiz a cirurgia. O nariz não sangra e não esta entupido. Minha sinusite foi aspirada na cirurgia. Mas sinto dores no peito e falta de ar. Ainda não consigo trabalhar pois tenho muita tontura e dor de estomago. Acho que os remédios torturam meu estomago. Ainda tenho fraqueza.

    ResponderExcluir
  133. olá pessoal! lendo todos estes relatos, venho para acalmá-los pois a cirurgia é tranquila e não dói nada no pós. há sim o desconforto de respirar pela boca e o sangramento nasal( por isso a necessidade de lavar o nariz com soro de 2 em 2 horas), o nariz também arde um pouco quando se respira mas com o passar dos dias isso melhora. fiz essa cirurgia há uma semana e está indo tudo bem, no meu terceiro dia, já não precisava mais dormir com aquele curativo no nariz( bigode) e já respiro bem melhor. depois de uma semana voltei ao médico para uma avaliação e ela retirou muito sangue seco, duro e coagulado do meu nariz, foi horrível( muito mesmo) ela tirou com uma pinça muito grande uma bola de sangue seco também muito grande, falei com ela que eu não acreditava que tinha saído aquele negócio daquele tamanho de dentro do meu nariz, ela sorriu e disse que aquilo era normal, então eu acreditei. mas, tirando este desconforto, até agora está tudo tranquilo, sexta feira voltarei lá mais uma vez para retirar mais sangue do nariz. mas tudo isso vai passar logo. então encorajo aos que tem medo de fazer a cirurgia, que façam sem medo nem um, pois o prazer de respirar melhor, dormir melhor não tem dinheiro que pague. abraço à todos e espero ter contribuído para esclarecer as dúvidas dos colegas.

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde, fiz minha cirurgia de desvio de septo e carne espanjosa no dia 16.07 (quarta-feira), hoje faz uma semana. Foi bem melhor do que eu esperava não senti pontadas nem dores no nariz como achei que era, apenas muita dor de garganta pois fui entubada, mas a recuperação achei ate tranquila, sai da cirurgia sem curativo, mas quando cheguei no quarto tive que colocar pois começou a sangrar bastante, fiquei umas 3h deitada ate ser liberada. O maior problema foi o incomodo de não poder respirar e não sentir o gosto ou cheiro de nada pelo nariz, tampou mais do que já era logo após a cirurgia, cheguei em casa lavei com soro e me receitou também Rinosoro e Afrin para pingar no nariz, fora os Antibióticos Amoxicilina e Corticorten, hoje acabou os mesmos e não sinto mais dor na garganta. Tento retorno marcado na sexta para retirar as plaquinhas que tanto incomoda, sinto muita coriza ate hoje, e quando lavo com soro sai umas bolas de catarro com sangue (nojento) mas logo sinto um alivio para respirar. Fiz uma coisa que me disse para não fazer estou preocupada, não aguentei e soei o nariz de vagar mas fiz.. não sei se pode causar algum problema..Me ajudou muito os comentários acima. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  135. Tenho 18 anos e fiz a cirurgia dia 7. Bom, nos primeiros 2 dias você sente uma dor chata, como se mil tijolos estivessem pesando no seu nariz principalmente porque tive que botar tampão, mas com o uso do soro sempre, vai diminuindo e ai você ja começa a dormir melhor.. o nariz está sempre entupido, so as vezes desentope, como ja estou acostumada a ficar de boca aberta, nem ligo... quando a dor fica muito chata eu tomo dipirona e melhora significativamente (sempre usando soro. Aconselho comorar uma seringa para jogar-lo melhor) . Hoje fui no consultório para remover os pontos e o tampão.. nao vou diZer qur não doi... DÓI, mas é rápido.. quando ve ja acabou e ai ele pega outro aparelho e limpa as secreções e te libera. Em casa boto soro sempre e estou sebtindo uma dorzinha chata como se estuvessem puxando algo la, mas creio que vai passar.. Olha, em 18 anos eu nunca respirei, se esse é o preço para uma vida melhor, é barato.. quem está em dúvida se faz ou não, FAÇA.. É TRANQUILO e vai fazer diferença.. alguma dúvida so perguntar aqui e eu respondi pois sei que a cabeça fica com mil perguntas.Abraços

    ResponderExcluir
  136. Fiz a cirurgia a dois meses, correu tudo bem, inclusive a recuperação.
    Mas o que tem me incomodando é o nariz entupido. Não sei se é normal.

    ResponderExcluir
  137. Minha história com sinusite foi meio longa. Fui diagnosticada com um quadro de sinusite aguda, após isso, por quase dois meses tentamos antibióticos via oral que não fizeram efeitos. Trocamos 4 x de antibióticos. Fui internada para tentar antibióticos mais potentes na veia, que ajudaram a secar um pouco mas não resolveram o problema. A secreção ainda continuava pesando em minha face e maxilar, sensação de tontura e queimação na cabeça. Fiz minha cirurgia ontem, desvio de septo e sinusectomia. (09/10/14).Por dias não dormi pensando na bendita cirurgia, com medo da anestesia geral. Mas foi tudo muito tranquilo, a anestesia, a cirurgia (foi feita com um aparelho que já cauterizava as veias do nariz), não usei splint e não precisei do tampão. Hoje é o segundo dia, contando com o da cirurgia e respiro pelas duas narinas. Só tive um pouco de dor no nariz e na cabeça no dia da cirurgia, mas de 0 a 10 a dor era grau 3. A recuperação está sendo maravilhosa, nada demais. As únicas recomendações foram não comer nada quente, tomar banho quente, não pode fazer esforço físico e não pode ficar exposta ao sol, pois isso pode causar sangramentos. Sem dor nenhuma no segundo dia.

    ResponderExcluir
  138. Hoje faz 3 dias que operei e estou me sentindo muito bem. Pelos relatos acima, tive muito medo da cirurgia, da anestesia geral e do pós operatório. A cirurgia foi um sucesso, fiz Septoplastia, Turbinectomia e sinusectomia. Minha primeira noite foi um horror, não dormi nada. A boca ressecou muito e estava sem respirar e com um pequeno sangramento. Tive alta no dia seguinte e foi muito bom voltar para casa. Hoje 3 dias depois continuo respirando pela boca e algumas vezes consigo sentir cheiro e gosto, mas a desobstrução dura pouco. Não tenho dor e lavo o nariz com soro de hora em hora. Sai secreção e sangue, mas nada anormal. O céu da boca atrás dos dentes da frente está dormente ainda. Os splints não me incomodam! Só estou com muito medo de tirá-los. Irei ao médico para retirar na segunda feira (05/11). Já consigo dormir bem, comer bem e me sinto bem. É apenas desconfortável. Espero que o resultado seja excelente se Deus quiser! Quem estiver com medo como eu estava, faça a cirurgia. É desconfortável, mas acho que valerá a pena! Depois conto como foi tirar os splints.

    ResponderExcluir
  139. Oi galera !! Li quase todos relatos acima, inclusive o post o qual parabenizo, virou referência!
    Hoje faz 6 dias qe fiz a cirurgia de septo + Turbinectomia parcial, quanto a cirurgia foi tranquilo, não colocaram tampão mas os malditos splints sim... A pior parte do pós operatório na minha opinião, eles forçam o nariz e incomodam muito, mas fora isso não doe e é de boa, sempre respirando pela boca e fazendo lavagem de 2 em 2 horas com soro fisiológico GELADO o que ajuda muito. Vou retirar os splints na próxima segunda, voltou aqui pra contar como foi :)
    Bruno-sp

    ResponderExcluir
  140. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  141. Olá, boa noite galera

    Fui retirar os splints malditos hoje de manhã, graças... Rss, fiquei com aquela história de snv (síndrome nariz vazio) na cabeça, pois li em ouro blog e tal e perguntei pra médica, disse qe realmente existe isso sim, quando existe pólipos na narina e é necessário retirar todos os cornetos junto com o pólipo e daí a pessoa perde a sensibilidade do nariz, mas hoje em dia é raro estas cirurgias... Ufaa rss então ela encharcou dois algodões com anestésico e colocou em cada narina até o fundo e deixou por uns 5min depois cortou o ponto e slap, foi como velcro, dor rápida mas muito de boa, como lavei bastante com soro estava sem sangue seco e nenhuma secreção seca tbm por isso foi bem tranquilo.. Ahhh e o alívio é imediato!!! Aqueles plásticos chatos hora que saem é outra vida. Resumindo, a cirurgia é tranquila, não doe nada e é bem seguro, anestesia tal... O pós é chato, repouso absoluto 7 dias, fazendo lavagem, comendo pouco e dormindo não tão confortável, mas recompensa pois nada se compara com a melhora na respiração para o resto da vida, quem estiver na dúvida recomendo qe faça sim.
    Abraços
    Valeu

    ResponderExcluir
  142. Eu fiz a cirurgia do desvio do septo, tirei um esporão e dois cornetos que estavam aumentados e atrapalhavam a entrada de ar, fazem 5 dias, no terceiro dia já tirei os tampões e amanhã vou retirar os splint que ainda estão me incomodando mto, minha cirurgia foi tranquila, não senti dor nenhuma a não ser para tirar os tampões, mas de resto foi uma maravilha. Ainda não sinto cheiro e nem sabor das coisas e meu céu da boca está dormente e o nariz ainda mto inchado. Queria saber depois de quanto tempo o nariz volta a ficar normal (desinchado) e eu volto a sentir os cheiros e sabores das coisas?
    Gabi.

    ResponderExcluir
  143. Fiz minha cirurgia há 5 dias atrás, e não houve nenhuma dor. O único problema tem sido o ar, que nao vem pelo nariz: ainda esta todo entupido! Nao consigo dormir direito devido a isso, é muito chato, e espero que passe logo. Os "aliens" ainda nao vieram, apenas um pouco de sangue...e sinto um cheiro ruim tbem no nariz. Enfim, espero voltar a respirar logo!

    ResponderExcluir
  144. Eu fiz minha cirurgia hoje pela manha. Ate agora não sinto dor ou algo parecido, o que ta me aguniando é o splint e o bigodinho por conta do sangue que espero tirar logo. Os splints eu vou tirar quinta... Quanto tempo depois da cirurgia fica escorrendo o sangue?

    ResponderExcluir
  145. Olá, fiz a cirurgia ontem às 07:00 hs. Acordei bem, respirando pelo nariz , mas com a garganta arranhando. Isto é devido ao tubo colocado na garganta da anestesia . Depois de um tempo começou a sangrar o nariz . Sangrou bastante.Tiveram que trocar o curativo de gaze que fica abaixo do nariz 4 vezes.A médica disse que é normal....pois durante a cirurgia, por ser uma região muito vascularizada, para reduzir o sangramento eles abaixam bem nossa pressão arterial...aí com a volta da pressão ao normal e com a aplicação de corticoiide, a pressão sobe e ocorre sangramento. Tive náuseas e vomitei muito sangue.Foi assustador. ..Também só depois que avisaram que pode ocorrer , pois durante a cirurgia engolimos muito sangue. Não levantem sozinhos no primeiro dia. Vão ao banheiro amparados pelo acompanhante.Tive um desmaio no banheiro.
    Não tive alta no primeiro dia, devido à esses problemas. Mas pela manhã recebi alta.halta.Hj , no segundo dia ainda sangra , mas bem pouco.O nariz fica parcialmente entupido pq incha e fica com bastante coágulo obstruindo

    ResponderExcluir
  146. Olá, fiz a cirurgia ontem às 07:00 hs. Acordei bem, respirando pelo nariz , mas com a garganta arranhando. Isto é devido ao tubo colocado na garganta da anestesia . Depois de um tempo começou a sangrar o nariz . Sangrou bastante.Tiveram que trocar o curativo de gaze que fica abaixo do nariz 4 vezes.A médica disse que é normal....pois durante a cirurgia, por ser uma região muito vascularizada, para reduzir o sangramento eles abaixam bem nossa pressão arterial...aí com a volta da pressão ao normal e com a aplicação de corticoiide, a pressão sobe e ocorre sangramento. Tive náuseas e vomitei muito sangue.Foi assustador. ..Também só depois que avisaram que pode ocorrer , pois durante a cirurgia engolimos muito sangue. Não levantem sozinhos no primeiro dia. Vão ao banheiro amparados pelo acompanhante.Tive um desmaio no banheiro.
    Não tive alta no primeiro dia, devido à esses problemas. Mas pela manhã recebi alta.halta.Hj , no segundo dia ainda sangra , mas bem pouco.O nariz fica parcialmente entupido pq incha e fica com bastante coágulo obstruindo

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails